18/07/13 13h41

SP recebe quase metade dos trabalhadores estrangeiros que vêm para o Brasil

Informações do Ministério do Trabalho mostram que 206.946 autorizações foram emitidas nos últimos três anos, sendo 94.526 para SP


São Paulo é o Estado que mais tem recebido trabalhadores estrangeiros nos últimos dez anos, de acordo com levantamento realizado pela Investe Sâo Paulo com base em informações da Coordenação Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).  Os dados mostram que, só em 2013, foram concedidas 6.092 autorizações no estado, o que equivale a 40% do emitido em todo o país. Considerando-se todos que vieram de 2010 até o primeiro trimestre de 2013, foram 94.526 autorizações – 46% dos 206.526 registrados em todo o Brasil.

De acordo com o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, os números são reflexo do crescente número de empresas estrangeiras que tem vindo para o Estado nos últimos anos. Quando considerados apenas os investimentos que foram atendidos pela agência paulista, por exemplo, cerca de 75% foram realizados por empresas estrangeiras.

“Veja o caso de Piracicaba. A Instalação da fábrica da Hyundai fez com que centenas de sul-coreanos adotassem a cidade como moradia. Foram construídos restaurantes, escolas internacionais e diversas outras instalações para atender a colônia de estrangeiros que passou a integrar-se à população local”, conta Almeida. “Esse fenômeno acontece em diversas cidades do Estado”, completa
.
Atualmente, São Paulo concentra as maiores comunidades de italianos, libaneses, espanhóis, japoneses e portugueses do mundo fora de seus países de origem. É também o Estado que concentra o maior volume de investimentos estrangeiros diretos anunciados, segundo levantamento do o FDI Markets. Em 2012, 456 investimentos foram identificados, sendo 219 deles, ou seja, 48%, para o Estado de São Paulo. Esses 219 resultariam em um investimento potencial de R$ 1,8 bilhões.