01/02/16 14h42

Startup & Markers Camp buscam investidores e conhecimento

Duzentas empresas expõem produtos serviços inovadores no evento de tecnologia

Agência Sebrae de Notícias

Empresas que participam do Startups & Markers Camp, iniciativa da Campus Party apoiada pelo Sebrae, estão tendo uma oportunidade única de realizar contatos com potenciais investidores e parceiros de negócios. Isso ocorre tanto com as startups iniciantes (early stage), quanto com as mais avançadas (growth stage), que ocupam um espaço de exposição na Campus durante quatro dias – no total são 200 empresas, divididas nos dois estágios de atuação.

A empresa Socorro.me, de São Paulo, recebeu diversas consultas de investidores e iniciou conversas com um possível desenvolvedor de produto, conta um dos fundadores, Daniel dos Santos Cardoso. Ele participou de um painel, promovido pelo Sebrae, sobre os desafios de abrir um negócio que gere lucro e ajude pessoas de determinada comunidade ou faixa social. Cardoso busca investidores para o aplicativo desenvolvido para ajudar dependentes de drogas que desejam largar o vício. Entre as ferramentas, inclui um aparelho que alerta quando usuário mostra ansiedade, o que pode indicar uma recaída. “Conhecemos uma empresa disposta a desenvolver o dispositivo em parceria. Os investidores se mostraram interessados em um negócio que tem como objetivo ajudar as pessoas”, disse Cardoso, que recebeu consultoria do Sebrae para desenvolver o modelo do empreendimento.

Para Bruno Labate, um dos sócios da Beyou, voltada ao setor da moda, o evento surpreendeu não apenas pela grande quantidade de interessados no produto, mas pela diversificação do público da Campus Party. “Acreditava que faríamos mais contato com o pessoal da área de tecnologia, mas conversamos com muitos integrantes do setor de moda que se interessaram pela nossa plataforma”, disse Labate. A plataforma aproxima estilistas, marcas e consumidores. Permite, por exemplo, que uma marca interessada em desenvolver uma nova coleção conte com a colaboração de estilistas cadastrados no sistema.

De acordo com a empreendedora Melina Guelman, que participou de projeto de startups do Sebrae no Rio de Janeiro, estar na Campus Party é uma forma de adquirir mais conhecimento, trocar experiências e, claro, ter visibilidade para conseguir alavancar o Menu for Tourist, plataforma que traduz e explica cardápios de restaurantes em oito idiomas e que indica os estabelecimentos mais próximos do usuário. “Tive a ideia do aplicativo depois que li uma pesquisa sobre a satisfação do turista na Copa das Confederações. Nela, a principal crítica dos visitantes era a comunicação na hora de se alimentar”, afirma a publicitária de 28 anos. Por enquanto, a atuação é no Rio de Janeiro e em Niterói por conta das Olimpíadas e tem apoio do Sebrae no Rio de Janeiro e da prefeitura carioca.

Para Rafael de Souza Miguel, do Transkids, atendido pelo Sebrae em São Paulo, o Startup Markers pode transformar o modelo do seu negócio, um aplicativo que conecta pais e condutores de vans escolares, com busca por cidade e bairro, e possibilita o monitoramento das crianças, avisando quando entraram na escola e em casa. Também permite o acompanhamento em tempo real do trajeto do veículo. “Conhecemos vários parceiros em potencial e recebemos muitos interessados no produto em nosso estande”, conta ele.

“Temos 500 crianças cadastradas e 300 condutores que usam a plataforma em 15 estados. Estamos começando a colher os frutos de mais de um ano de trabalho. Estar no maior evento de tecnologia do país é uma importante fonte de informação e troca de experiências com outras pessoas que também estão empreendendo. Claro que se aparecer um investidor será melhor ainda”, afirma o jovem, que tem outra atividade paralelamente. “Se tivéssemos investimento, o negócio estaria mais avançado porque eu iria me dedicar exclusivamente ao projeto”.

Empreendedorismo

O Startups & Markers Camp é uma das principais iniciativas do evento de tecnologia voltadas ao empreendedorismo no Brasil e já possibilitou a participação de cerca de 700 empresas na Campus Party. A idéia é que possam apresentar seus serviços e produtos, fazer contatos e encontrar parceiros e financiadores. Também recebem consultorias e podem assistir a palestras e paineis para melhorar seus modelos de negócio.

“Todas as empresas passaram por uma curadoria, com o apoio do Sebrae e que levou em consideração o potencial de mercado, as capacidades de seus empreendedores e o modelo de negócio”, afirma o gerente de Serviços do Sebrae, André Spínola.

Construção civil, entretenimento, finanças, moda, educação, turismo, comunicação, educação, meio ambiente e agronegócios são apenas alguns dos segmentos abrangidos nessa seleção de boas ideias. A iniciativa continua até amanhã (30).