11/11/14 14h10

Startups criadas na UNICAMP faturam mais de R$ 1,5 bilhão por ano

Info Money

A Unicamp destaca-se entre as universidades brasileiras como sendo a que mais apoia o surgimento de startups. Ao todo, foram 316 empresas apoiadas, sendo que 244 estão em atividade.

Todo esse trabalho é feito pela agência de inovação da Unicamp, a Inova. Em um levantamento recente, a agência descobriu que essas empresas geram cerca de 15 mil empregos e faturam, anualmente, mais de R$ 1,5 bilhão.

Do total de empresas, cerca de 80% são micro e pequenas empresas. Outros 8% são empresas de médio porte e 3% são consideradas grandes empresas.

A agência Inova oferece todos os subsídios necessários para o desenvolvimento das startups e tem buscado ainda mais recursos como, por exemplo, a implantação de um parque tecnológico em parceria com a Lenovo, uma da maiores fabricantes de computadores do mundo. O investimento da empresa na construção do parque deve chegar aos U$ 100 milhões de dólares.

A maioria das empresas apoiadas pela Unicamp é da área de TI, mas outras áreas como consultoria, engenharia, alimentos, energia, telecomunicações e educação também se destacam.