04/04/19 11h18

Stone Performance investe R$ 6 milhões em fábrica no interior de São Paulo com suporte da InvestSP

Empresa francesa produz acabamentos de alto padrão para a construção civil

InvestSP

A Stone Performance, que já possui unidades na França e em Portugal, acaba de inaugurar uma unidade no Estado de São Paulo na cidade de São João Boa da Vista, localizada a 220 km da capital paulista. A empresa investiu R$ 6 milhões em instalações e maquinário para tratamento e transformação de diversos tipos de pedras como mármore, granito e ônix em banheiras, pias, pisos e acabamentos de alto padrão.

Com a estratégia de ficar próxima das fontes de matéria prima, a empresa decidiu abrir uma unidade no Brasil, que irá atender o mercado nacional e internacional. Serão exportados produtos finais prontos para a instalação. O que trará um ganho logístico, já que reduzirá o volume de envio ao exterior. Para isso a empresa necessitou investir na formação de pessoal especializado e em maquinário diferenciado, para agregar maior valor ao produto antes da sua venda. Indo na direção contrária do mercado, que exporta, principalmente, blocos e chapas brutos.

Para que os prazos de implementação da fábrica fossem cumpridos dentro do cronograma, a companhia contou com o suporte da InvestSP, que prestou assessoria tributária, de infraestrutura, ambiental e institucional à empresa.

A unidade de São João da Boa Vista conta com modernos equipamentos para tratamento de matérias primas que vêm de diversas partes do Brasil como Paraná, Minas Gerais e Ceará. A Stone Performance é detentora de patentes na Europa para a tecnologia STONE PERFORMANCE PROCESS,que produz painéis ultraleves de revestimentos para interiores e fachadas com materiais naturais. A previsão é de que a implementação dessa tecnologia no processo produtivo seja feita a partir do 2º semestre desse ano.

No escritório de design integrado à fábrica, são desenvolvidos os projetos de corte e paginação das pedras. Feitos a partir de fotos das chapas do material a ser trabalhado, os desenhos permitem melhor aproveitamento da matéria prima, garantindo a continuidade das veias entre as placas. Lá, também são feitos modelos 3D das pias, banheiras e de qualquer escultura produzida em pedra maciça. Ao todo, foram gerados 20 novos empregos na operação da fábrica e do escritório, com expectativa de dobrar esse número até o final do ano.

Para o diretor geral da Stone Performance, Darius Sani, o apoio do Estado de São Paulo ajudou a empresa a iniciar sua operação no Brasil com mais confiança. “É imprescindível ter ao seu lado uma instituição para atender e acompanhar os vários trâmites administrativos e de licenciamento na abertura de uma nova unidade industrial. Somente assim, conseguimos cumprir o nosso cronograma”, afirmou.

A empresa chega ao país com um grande projeto em andamento. Ela foi contratada para produzir 20.000 m² de revestimentos em mármore de pisos, paredes e tetos, assim como, 500 pias e 20 banheiras maciças para o grupo Allard, responsável pela revitalização da área do antigo Hospital Umberto I (Hospital Matarazzo). O empreendimento imobiliário une preservação e restauração do patrimônio arquitetônico da capital com a construção de um Hotel de Luxo chamado de Cidade Matarazzo, que será operado pela rede Rosewood.

Para a InvestSP o investimento mostra que há possibilidade de atrair fornecedores internacionais de todos os portes para o Estado de São Paulo. Existem diversas áreas nas quais o Brasil dispõe de matéria prima de qualidade e faltam empresas capazes de processá-las com as exigências do mercado. O Investimento da Stone Performance ajuda o Brasil a processar internamente o que antes era enviado como material bruto ao exterior para retornar ao país como produto acabado.