01/02/23 12h23

Sun Mobi anuncia investimento de R$ 23 milhões em Taubaté com apoio da InvestSP

Enertech construirá uma nova usina solar capaz de fornecer energia limpa para clientes de 28 cidades atendidas pela EDP São Paulo

InvestSP

A Sun Mobi anunciou o investimento de R$ 23 milhões na implementação de uma usina solar fotovoltaica no município de Taubaté, no Vale do Paraíba. A empresa, que presta serviço de venda de energia solar por assinatura, investe para ampliar sua atuação no estado de São Paulo, onde já opera outras duas unidades de produção de energia em Porto Feliz e Araçoiaba da Serra.

A nova usina terá uma capacidade de geração de 5 megawatts (MW) e fornecerá energia a imóveis comerciais e residenciais de 28 cidades do estado na área de concessão da EDP São Paulo, que inclui municípios importantes, como Guarulhos, na Grande SP, e São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

Programada para entrar em operação no segundo semestre deste ano, a unidade de Taubaté deve gerar 125 empregos em sua operação e será construída graças ao aporte da GET Energy Trading, sócia investidora da Sun Mobi.

Esse é o segundo projeto da Sun Mobi a contar com assessoria da InvestSP. A agência paulista de promoção de investimentos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), já havia prestado suporte na implementação da usina de Porto Feliz e desta vez assessorou a empresa na localização de uma área adequada à unidade de geração de energia em Taubaté.

“São Paulo possui um enorme potencial de geração de energia solar a ser explorado, existem diversas oportunidades de negócios a serem desenvolvidas nesse setor. Vamos trabalhar para que projetos de energia verde tenham cada vez mais relevância e contribuam com o crescimento econômico da economia paulista”, afirmou o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.

O modelo de negócio da Sun Mobi fornece energia solar sem a necessidade de instalação de placas fotovoltaicas no imóvel do consumidor. A energia é gerada nas usinas da empresa e chega normalmente ao cliente pela distribuidora que atende a sua casa, comércio ou empresa. O cliente faz uma assinatura que lhe concede créditos para serem consumidos ao longo do mês. Uma central digital instalada pela empresa permite ao cliente fazer o acompanhamento do consumo de sua franquia mensal.

“Além dos benefícios econômicos, a construção da nova usina trará grandes ganhos ambientais para a região. Num horizonte de operação de 30 anos e com uma geração de 658 mil kilowatts hora (kWh), serão evitadas as emissões de 82,7 mil toneladas de CO2, o que equivale a cerca de 507 mil árvores plantadas”, explica Guilherme Susteras, sócio da Sun Mobi.

A prefeitura municipal de Taubaté tem sido parceira da Sun Mobi na concretização do investimento e enxerga como positiva a instalação de negócios desse setor na cidade. “Taubaté recebe de braços abertos a Sun Mobi, que faz um grande investimento de R$23 milhões e traz acesso à energia limpa para tantos que desejam um sistema mais sustentável de energia. Isso é muito positivo para o povo taubateano e para a economia da nossa cidade”, disse o prefeito de Taubaté, José Antônio Saud.