13/02/20 13h41

Sun Mobi inaugura usina solar com apoio da InvestSP

Nova unidade em Porto Feliz começa a operar com a oferta de energia limpa e sustentável para empresas e residências de 27 municípios do interior e litoral do paulista

InvestSP, SunMobi e DesenvolveSP

Empresários e a população de Porto Feliz e de outros 26 municípios do estado agora podem contar com energia solar sem ter de instalar placas fotovoltaicas nos próprios telhados. Foi inaugurada na última quinta-feira, dia 13, a usina Wanda Maria Bueno com capacidade de 1 MWp. O projeto foi financiado pela Desenvolve SP – O Banco do Empreendedor e fornece energia limpa e renovável para consumidores da área atendida pela concessionária da região.

A Sun Mobi atua no modelo de geração compartilhada de energia que democratiza o acesso à energia solar. “É uma opção para consumidores que se encontram em imóveis alugados, apartamentos ou ainda que não têm condições de fazer investimentos num sistema fotovoltaico”, explica o sócio Guilherme Susteras. A distribuição é feita diretamente aos clientes, por meio da rede concessionária.

A InvestSP presta assessoria à empresa na implementação de seus projetos de investimento. A equipe da agência intermediou o relacionamento da Sun Mobi com a prefeitura municipal de Porto Feliz e tem prestado suporte em seu plano de expansão. Até o final de 2020, a enertech pretende viabilizar a estruturação de projetos que permitam a ampliação de seu parque gerador para 25,41 MWp. Em termos de quantidade de clientes, a expectativa é atingir 2,5 mil consumidores quando a expansão estiver concluída.

“A InvestSP trabalha com empenho para viabilizar os investimentos de economia verde. Os projetos de usinas de geração de energia limpa são exemplos do que podemos trazer de investimento para São Paulo. Temos potencial e condições favoráveis para que mais iniciativas desse modelo se instalem no estado”, afirmou o presidente da InvestSP, Wilson Mello.

Economia Verde

No total, a usina de Porto Feliz recebeu investimentos de R$ 4 milhões. Desse montante, R$ 1,3 milhão foram destinados a reforços e outras melhorias na rede de distribuição. A usina evitará a emissão de 3.300 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil.

A construção da usina solar foi viabilizada por um financiamento da linha Economia Verde da Desenvolve SP, que conta com taxa de juros a partir de 0,25% ao mês(+Selic) e o prazo de pagamento de até 10 anos, incluso o período de carência, que chega a dois anos.

“Temos muita satisfação em financiar a implementação de projetos como o da Sun Mobi, que faz da energia limpa o seu negócio. Micro, pequenas e médias empresas paulistas podem contar com a Desenvolve SP para se tornarem cada vez mais sustentáveis, eficientes e competitivas”, afirma Ana Paula Shuay, Superintendente de Negócios da Desenvolve SP.

A placa fotovoltaica é um dos itens financiáveis dessa linha, que também disponibiliza crédito a juros competitivos e longo prazo para a compra e instalação de aerogeradores, equipamentos para pequena central hidrelétrica e biogás de aterro, bem como projetos voltados à redução de perdas e transmissão de energia elétrica, sistemas de recuperação de calor, isolamento de tubulações.

O uso de energia solar é uma tendência em crescimento exponencial no mundo inteiro. Diversas companhias e residências paulistas têm adotado o uso dessa fonte alternativa como forma de tornar seus processos produtivos mais sustentáveis, além de possibilitar um consumo mais controlado e consciente. No caso da Sun Mobi, esse controle é feito por meio do monitoramento do consumo e de orientações, para os clientes, em favor do uso mais eficiente da energia.

“Além de abrirmos a possibilidade de escolha de uma fonte de energia limpa e renovável, nossos clientes dispõem de um pacote de serviços exclusivos que incluem o acompanhamento ativo do consumo de energia e o estímulo à adoção de ações que evitam desperdícios”, explica Alexandre Bueno, também sócio da empresa.

A nova planta é a segunda usina da Sun Mobi financiada pela Desenvolve SP. Em 2018, a empresa contratou crédito da instituição financeira do Governo Paulista para a construção de uma unidade com capacidade de 400 kWp, em Araçoiaba da Serra.