04/01/11 10h49

Supermercados batem recorde de vendas

Valor Econômico

Com vendas em volume 11,2% maiores que as de dezembro do ano passado, esse foi o melhor fim de ano da década, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). "Todas as faixas econômicas compraram muito", diz Orlando Morando, vice-presidente e diretor de comunicação da associação, que representa 1,5 mil associados, somando 2,6 mil lojas, com faturamento de R$ 54,7 bilhões (US$ 32,2 bilhões) por ano - 31% do movimento nacional.

Um dos maiores destaques foi o bacalhau. "Diante da alta de preço das carnes e com o dólar em baixa, o consumidor adotou o bacalhau em sua tradição de fim de ano", diz Morando. No Grupo Pão de Açúcar as vendas do produto trazido de Portugal e da Noruega aumentaram 30% em comparação com o mesmo período de 2009. Em faturamento, segundo a Apas, houve uma evolução de 8% em relação ao total de dezembro de 2009.

Na Pandurata Alimentos, dona das marcas Bauducco - líder de mercado - e Visconti, o Natal também foi o melhor dos últimos anos. A projeção era chegar a 58 milhões de unidades vendidas. "Mas chegamos perto de 59 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano passado", diz Paulo Cardamone, diretor de marketing da companhia. O crescimento, segundo ele, foi uniforme em todas as regiões do país. Além disso, aconteceu uma certa migração de consumidores para produtos mais sofisticados.

Nas lojas do grupo Pão de Açúcar, a expectativa de vender 20% mais panetone do que o ano passado foi alcançada, informou a companhia. Não houve falta de produtos, segundo a Apas. "Todos os varejistas se prepararam muito bem para as festas. Ainda há algum estoque de carnes e panetones nas lojas, que atende consumidores que gostam de comprar no final do período comemorativo", diz Morando.