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Swift lança marca e ingressa no mercado de sopas individuais

Gazeta Mercantil - 31/07/2008

A concorrência no segmento de sopas individuais, que cresce em média 30% ao ano e tem faturamento anual de R$ 90 milhões (US$ 56,3 milhões) - o mercado total de sopas movimenta R$ 300 milhões (US$ 187,5 milhões), segundo dados AC Nielsen - promete se tornar mais acirrada. De olho no potencial de expansão desse segmento, que cresceu 80% entre 2005 e 2007, a Swift (JBS) lança no mercado a Moments, uma sopa individual e pronta para o consumo. "O segmento de sopas individuais é o que mais cresce dentro do mercado total de sopas", afirma o diretor de inovações da JBS, Antonio Zambelli.  Diferentemente das sopas desidratadas, o produto da Swift é pronto para o consumo. Enquanto a marca Vono, líder do setor, se coloca como uma opção entre as principais refeições, a Moments se apresenta como uma opção saudável para substituir uma refeição. "A Moments possui todos os nutrientes, fibras e componentes para substituir uma refeição com baixa caloria", diz o executivo. O segmento de sopas individuais começou a se desenvolver em 2005 com o lançamento de Vono (Ajinomoto), que hoje mantém a liderança nesse mercado com uma participação de 64% em valor. A vice-liderança está nas mãos da a Qualimax, com 14%, em valor. "Quando Vono ingressou no mercado de sopas individuais, em 2005, ele se encontrava estável. A marca se posicionou como uma opção de lanche e não da refeição principal, preenchendo uma lacuna existente no mercado de sopas prontas", afirma o gerente de marketing da Ajinomoto, Alexandre Moraes. O executivo conta que a companhia não tem como objetivo participar do mercado com outros tipos de sopa. "Vamos desenvolver cada vez mais o segmento individual", diz. Atualmente, a marca possui um portfólio com 17 sabores. É justamente o sabor uma das apostas da Swift para conquistar a consumidora. O público-alvo da companhia são as mulheres de 25 a 49 anos, o que resulta em um universo de 35 milhões de mulheres. Foram investidos R$ 2 milhões (US$ 1,25 milhão) na adequação da unidade fabril de Barretos, interior de São Paulo, para a produção das sopas e mais uma verba de R$ 8 milhões (US$ 5 milhões) em comunicação. A previsão de faturamento da Swift para 2008 é de R$ 60 milhões (US$ 37,5 milhões). Entre as ações de marketing programadas estão a comunicação em pontos-de-venda, mídia impressa, emissoras de rádio e em academias de ginástica.