14/03/24 10h07

SXSW: Agendas internacionais movimentam a participação do Governo de São Paulo

Comitiva paulista se reuniu com representantes da Dell, Governo do Quebec, Prefeitura de Austin, dentre outros, para debater oportunidades de cooperação

InvestSP

Focado em atrair investidores, buscar parcerias e oportunidades de cooperação, a comitiva do Governo de São Paulo está com agenda movimentada durante a participação no South by Southwest (SXSW). Encontros com delegações de outros países e empresas internacionais estão sendo realizados em Austin, nos EUA.

A comitiva do Governo de São Paulo é composta pelos secretários da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, da Casa Civil, Arthur Lima, do Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e Abastecimento, Guilherme Piai, e o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Para começar a programação, na sexta-feira (8), a comitiva paulista participou do evento de abertura do SXSW, realizando reuniões de networking com delegações de 35 diferentes países. O encontro contou, também, com a participação do prefeito de Austin, Kirk Watson, o CEO do Austin Technology Council, Thom Singer, e o Chief Programming Officer do SXSW, Hugh Forrest.

Austin e São Paulo

Em seguida, foi realizada uma reunião com representantes da Opportunity Austin, uma iniciativa de desenvolvimento econômico regional que conta com mais de 360 parceiros. Austin é a sede de uma grande variedade de empresas de vários setores, refletindo o status da cidade como um centro de negócios em expansão. Na oportunidade, foram recebidos pelo CEO da Opportunity Austin, Edward Latson, e pelo Vice-presidente de tecnologia e inovação global, Corey Rose.

E a programação não parou por aí, a Casa São Paulo recebeu o CEO do Austin Technology Council, Thom Singer, para uma reunião sobre as oportunidades de cooperação entre as duas regiões, com foco em temas em comum como o mercado de semicondutores, transição energética e inovação. Foram tratadas também as possibilidades de parcerias para apoiar investidores com interesse no Estado de São Paulo e para as empresas paulistas interessadas em entrar no mercado norte americano.

O Governo de São Paulo se reuniu, ainda, com executivos da Austin Chamber, que foi um dos apoiadores da missão do CreativeSP, programa de internacionalização da economia criativa, no SXSW, auxiliando com contatos locais estratégicos. Durante a reunião, foram discutidas as oportunidades de ampliação da parceria para futuras iniciativas do governo.

Outro importante encontro realizado foi com a gerente do Programa de Investimento Cultural, do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Austin, Laura Odegaard. Em pauta, foram colocados os projetos e oportunidades que ambas regiões possuem para construir uma comunidade mais resiliente e equitativa.

Tecnologia e inovação

O Diretor de Relações Internacionais da Dell Technologies, John Howard, recebeu a comitiva do Governo de São Paulo e apresentou o modelo de negócios inovador e revolucionário da empresa direto ao consumidor, além das iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social como a e-waste, e também o uso avançado de IoT – internet das coisas - e AI – inteligência artificial – nos data centers da companhia.

Ainda com foco em tecnologia e inovação, foi realizado o tour no XR Experience, em que a curadora da XR no SXSW, Blake Kammerdiener, apresentou as experiências em realidade virtual que estão em alta ao redor do mundo.

São Paulo e Quebec

Com o objetivo de reforçar a parceria entre o Governo de São Paulo e o Governo de Quebec, no Canadá, nas pautas de negócios, inovação e cooperação cultural, as duas delegações se reuniram no último domingo (10). Participaram do encontro o ministro da Economia e responsável pela Luta Contra o Racismo do Governo de Quebec, Christopher Skeete, o delegado no Escritório do Governo de Quebec em Houston, Frédéric Tremblay, o diretor de Exportações para Mercado dos Estados Unidos, da Investissement Québec, ⁠Dominic Cousineau, e a diretora de Assuntos Econômicos no Escritório do Governo de Quebec em Houston, Ozlem Tuncel.