12/03/24 14h45

SXSW: Secretaria de Agricultura apresenta plano de transição energética de SP no maior evento de inovação do mundo

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Pela primeira vez, um Estado brasileiro tem um espaço próprio dentro do South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo, que acontece entre os dias 8 e 16 de março, em Austin, nos Estados Unidos. A gestão paulista está presente com a Casa São Paulo, onde promove o Estado como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina.

No último sábado (09/03), o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, apresentou a importância econômica e ambiental do agronegócio paulista, no painel “Acelerando o progresso da sustentabilidade na Agritech por meio da inovação” onde enalteceu o potencial energético das usinas de cana-de-açúcar do interior paulista. “Somos muito eficientes na produção de etanol, com usinas próximas dos gasodutos e o biometano, que é a menina dos olhos de ouro quando falamos em transição energética reduz em até 90% as emissões de gases do efeito estufa em substituição a gasolina e o diesel”, ressaltou Piai em sua apresentação.

O secretário ressaltou ainda que o setor sucroenergético está alavancando a balança comercial do agro paulista com recorde histórico de superávit. “O Brasil é sempre muito criticado no que diz respeito ao meio ambiente, mas nós estamos aqui dando exemplo, com um agro que tem 25% de reservas e uma representação econômica significativa para o Estado e para o País”, afirmou Piai.

Depois de participar do SXSW, em Austin, ainda esta semana, o secretário visitará a Universidade de Nebraska, em Lincoln, os laboratórios de monitoramento e a fazenda experimental, do centro de pesquisa, considerado o mais avançado e moderno do mundo nessa disciplina

Casa São Paulo

Com cerca de 1 mil m², a Casa São Paulo tem capacidade para receber pelo menos 5 mil pessoas e funciona como um hub para visitantes de todo o mundo. O objetivo é apresentar as oportunidades paulistas de negócios, parcerias na indústria cultural e em áreas que estão no centro do debate político e econômico, parte das temáticas abordadas no SXSW.

A programação da Casa São Paulo está sendo desenvolvida em quatro eixos temáticos: tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais. Os temas de sustentabilidade e negócios serão transversais a todas as atividades do espaço, que também vai oferecer palestras, workshops, eventos de networking e ações realizadas pelo Estado e marcas parceiras.

 

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/sxsw-secretaria-de-agricultura-apresenta-plano-de-transicao-energetica-de-sp-no-maior-evento-de-inovacao-do-mundo