23/01/13 09h10

Tamoios terá segunda pista com 21,5 km no trecho da serra do Mar

Folha de S. Paulo

Traçado 'separado' do atual será o 'menos impactante possível', além de seguro, diz presidente da Dersa
 
Percurso terá 12,6 km de túneis e 2,5 km de viadutos; pista atual será usada para descida e a nova para subida

Para atenuar o impacto ambiental, os 21,5 km do trecho de serra da nova pista da rodovia dos Tamoios serão totalmente descolados do trajeto atual.

 A duplicação pura e simples da estrada existente causaria um impacto ambiental gigantesco na mata atlântica que está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, segundo o governo, o que tornaria impossível obter as licenças ambientais necessárias.

 Nas palavras do presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, seria uma obra "ilicenciável".

 Por isso, a alternativa escolhida é fazer uma pista "à parte", que, se tudo der certo, deverá ficar pronta em 2017.

 Para conseguir as licenças ambientais - o governo espera obter a primeira delas, a licença prévia, em abril -, a Dersa optou por fazer grandes túneis durante todo o trecho de transposição da serra do Mar.

 Dos 21,5 km totais, 12,6 km serão de túneis e 2,5 km de viadutos. Haverá túneis menores, paralelos aos principais, para serem usados como rotas de fuga em eventuais incêndios ou engavetamentos.

 "A rodovia está desenhada para ter o mínimo impacto possível dentro do parque e para dar segurança ao motorista", diz Lourenço.

 Em acidentes, o trecho de serra da Tamoios é um dos mais perigosos do Estado.

 Pelo projeto apresentado no estudo de impacto ambiental, que pode sofrer ajustes, a atual Tamoios será usada para descida. A subida passaria a ser feita pelo novo traçado.

 As rampas serão menos inclinadas do que as atuais e o traçado menos sinuoso. Os veículos grandes poderão chegar ao planalto com a velocidade constante de 80 km/h. Hoje, em algumas curvas, ela não passa de 30 km/h, mesmo com trânsito totalmente livre.

 Apesar de todo o esforço do governo em fazer um projeto com pouco impacto, a nova Tamoios, no trecho de serra, deverá afetar 188 hectares - como comparação, o parque Ibirapuera, tem 160 hectares.

 Desse total, 56 hectares estão em áreas ainda bem preservadas da mata atlântica.

 A floresta que recobre a serra do Mar é o ecossistema mais destruído do Estado. Em 2011, segundo a SOS Mata Atlântica, 216 hectares foram ceifados.

VIDA ÚTIL
O investimento de R$ 2,1 bilhões apenas no trecho da serra deverá render uma estrada com 25 anos de vida útil, estima Lourenço.

 Se hoje o trânsito é carregado, inclusive fora dos períodos de férias e feriados, ele deverá voltar a ficar livre com a inauguração de todos os três novos trechos.

 Mas o próprio estudo da Dersa mostra que o conforto ao motorista, nas férias, pode durar apenas dez anos, se a ampliação do porto de São Sebastião sair do papel.

 Mesmo com a obra, o trânsito não deve acabar durante o Carnaval e o Ano-Novo. "São dois grandes picos. O investimento para resolver essa demanda não se justifica", diz o presidente da Dersa.