01/08/08 16h38

Tatuzinho amplia capacidade e mira mercado externo

Gazeta Mercantil - 01/08/2008

Enquanto o mercado nacional de cachaças industrializadas tem se mantido estável nos últimos anos - estimativas indicam um volume de até 1 bilhão de litros da bebida vendidos por ano -, a Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho (IRBT), que fabrica a Velho Barreiro, prepara uma série de investimentos para dar conta do crescimento, que acumula alta de 18% em 2008 e deve fechar o ano com produção de 42 milhões de litros. Entre os projetos estão a ampliação da fábrica de Rio Claro (SP), que deve receber quatro novos tanques com capacidade para armazenar até 5 milhões de litros - atualmente a empresa possui 18 tanques de 1 milhão de litros -, a construção de uma nova fábrica no Nordeste, provavelmente na Bahia, e até mesmo uma unidade de produção em Portugal. A fábrica na Europa ainda depende de diversos fatores para sair do papel. Entre eles está o reconhecimento da origem da cachaça e a negociação de incentivos, que podem inviabilizar o projeto. Mas, independente disso, a empresa prepara uma ofensiva no mercado europeu com as caipirinhas prontas. De acordo com César Rosa, presidente da IRBT, a tributação menor - os impostos que incidem sobre a venda de cachaça pura são maiores em virtude do volume de álcool, 40% ante 17% das misturadas com frutas -, assim como o maior valor agregado, estão fazendo a empresa apostar nas vendas do produto. Para tanto, a empresa mudou a fórmula da bebida de limão, criou a de maracujá e trocou todas as embalagens, antes em lata - alguns países cobram taxa de reciclagem para autorizar a entrada de latas de alumínio -, por garrafas de 200 mililitros de vidro. A empresa também estuda exportar caipirinha em garrafas de 700 mililitros. Com essa estratégia, a exportação deve chegar a 60 mil caixas de caipirinhas, ante 30 mil caixas de 2007. No total, incluindo as vendas de cachaça pura, as exportações devem totalizar até 5% do faturamento, ante 3% de 2007.