20/07/09 09h43

Tecnologia atrai empresas para São Carlos

DCI

O Município de São Carlos atua para aumentar a sua referência como polo tecnológico e industrial nacional. Prova disto é que um dos principais projetos municipais este ano é a criação da "Cidade da Energia", um centro que visa ao desenvolvimento tecnológico e de difusão da utilização da energia renovável, nacional e internacionalmente. As obras da "Cidade da Energia", que incluem a construção de uma universidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, têm início neste semestre e devem ser concluídas dentro de um ano. O investimento é da ordem de R$ 88 milhões (US$ 45,6 milhões) - sendo R$ 58 milhões (US$ 30,1 milhões) do governo federal, R$ 25 milhões (US$ 13 milhões) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) e R$ 5 milhões (US$ 2,6 milhões) da prefeitura - e constitui-se como o maior investimento do governo federal feito na cidade.

"Em parceria com o governo federal e a Abimaq, estamos construindo em São Carlos a Cidade da Energia, para todos os investidores que quiserem ter acesso a novas tecnologias e para que possamos vender, estudar e expor as energias renováveis", disse o prefeito da cidade, Oswaldo Barba (PT), durante entrevista exclusiva ao DCI. Junto com o anúncio do projeto Cidade da Energia vieram anúncios de que novas empresas se instalarão no município. Entre elas, o prefeito destacou: a transportadora Transmagna; a Tubo Express; e a Symetrics, que investirá R$ 1 bilhão (US$ 518,1 milhões) e vai gerar cerca de 700 novos empregos.

De acordo com o prefeito, a cidade exerce forte atração em investidores também por ser um "polo acadêmico". São Carlos é sede de duas faculdades públicas, a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e uma das unidades da Universidade de São Paulo (USP), além de possuir duas Embrapas (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Embrapa Instrumentação Agropecuária e a Embrapa Pecuária Sudeste. Empresas como a Volkswagen, a Electrolux, Faber Castell e TAM se encontram no município.