10/10/18 11h22

Tecnologia facilita gestão de pequenas e médias empresas

Com recursos de grandes corporações adaptados à realidade de empreendimentos menores, sistema Omie oferece praticidade e segurança

PEGN

Definido pelo Banco Mundial como “um dos mais complexos do mundo”, o sistema tributário brasileiro é apenas um dos grandes desafios que pequenas e médias empresas enfrentam diariamente. Entre ordens de serviço, controles de fluxo de caixa, relatórios de performance e contratos mensais, uma infinidade de planilhas é gerada e, em alguns casos, em plataformas distintas — o que implica em horas gastas apenas em redigitação.

Ciente dos custos gerados na adoção de sistemas modernos, antes restritos às grandes corporações, a Omiexperience desenvolveu o Omie, um programa capaz de adaptar recursos de gestão à realidade de empreendimentos menores, seja na área de serviços, distribuição ou varejo. Tudo com as vantagens de se integrar ao contador, promovendo mais economia de tempo, e operar 100% na nuvem com o mesmo nível de segurança dos bancos.

Atuando há dez anos na indústria farmacêutica, a Techtrials trabalha no ramo de pesquisa clínica e terceirização de profissionais. E, logo que começou a crescer no mercado, percebeu que precisava de um sistema de gestão mais eficiente — uma necessidade que veio ao encontro da Omiexperience, que estava começando sua operação no Brasil. “O fundador da Techtrials, Douglas Andreas Valverde, foi procurado pelos fundadores da Omiexperience e colaborou com feedbacks desde o piloto do Omie no país”, recorda Fábio Deleuse, sócio-diretor da empresa. “Somos um dos primeiros clientes da plataforma e desde que passamos a adotá-la temos crescido em nossa atuação com clientes nacionais e multinacionais”, completa.

Para ele, seria impossível gerir o negócio, que conta atualmente com 30 colaboradores, fazendo uso dos sistemas adotados na criação da empresa. “Era uma plataforma caseira e com limitações importantes. À medida que a Techtrials cresceu, ficou impossível não utilizar um sistema robusto como o da Omiexperience”, afirma o sócio-diretor.
Como um dos usuários diários do Omie, Deleuse aponta a segurança da informação e a possibilidade de fazer a gestão da empresa a distância como vantagens importantes. “De qualquer lugar, tenho acesso à situação do caixa da empresa, à projeção de pagamentos e recebimentos e ao estado de resultados e contratos. Isso me dá um controle grande e muita tranquilidade”, garante. Outro ponto positivo avaliado pelo empresário é o atendimento oferecido pela Omiexperience aos seus usuários.

Desde o começo, todos os feedbacks foram acolhidos, o que ajudou ainda mais na construção visual do sistema, onde as informações são dispostas de forma intuitiva, facilitando a identificação do menu de opções. “Não nos perdemos, não importa a tarefa. E se surge a necessidade de algum ajuste, o que foi raro nesses anos todos, usamos o chat do Omie, que funciona com rapidez”, explica Deleuse, afirmando tratar-se de um recurso fundamental dentro de qualquer negócio. “Tenho outras empresas que também trabalham com o sistema.”

Situação semelhante é a da HPC Network, empresa de tecnologia que atua há 20 anos no mercado de construção civil. Ao lidar diretamente com construtoras de grande porte na área imobiliária do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco, logo surgiu a necessidade da adoção de um sistema capaz de agregar legislações estaduais distintas. “Antes utilizávamos um sistema adquirido que não foi feito para o nosso tipo de serviço. Era mais focado no financeiro, só conta para pagar e receber, e na época não fazia integração bancária”, recorda Alexandre Dallalana, diretor executivo da empresa. “Além disso, ele não entrava na parte de estoque, de compra, revenda de mercadorias — o que começou a dificultar a nossa operação.”

A busca por um sistema mais integrado e ágil levou a HPC Network ao Omie. Adotado quatro anos atrás, o novo sistema foi aproveitado em todas as operações do empreendimento.

“Nós usamos todos os módulos que ele oferece, como compra, venda, serviços e contratos mensais. E como usamos tabelas dinâmicas, temos facilidade em gerar mais informações”, afirma o diretor executivo. Entre os impactos positivos, Dallalana destaca a flexibilidade da ferramenta, que dispensa a necessidade de pedir que preparem relatórios personalizados. Outro ponto importante para ele é a integração feita com nota fiscal eletrônica e sistema bancário, que gera avisos de cobranças automáticos. “O sistema nos poupou tempo e custo. Já comentei com o pessoal da Omiexperience que, sem dúvida, precisaríamos de mais gente se não tivéssemos esse grau de automação.”