15/01/10 10h23

Tegma chega a 1,1 milhão de veículos

Valor Econômico

Empurrada pela expansão no mercado automobilístico, a Tegma, maior transportadora de veículos novos do país, fechou o ano de 2009 com uma marca de quase 1,1 milhão de unidades transportadas. Com 33% do mercado, a empresa aumentou em 13,1% o volume em relação a 2008 - um pouco acima do crescimento das vendas de automóveis no país, que ficou em 12,6%. Os números ainda não estão fechados, mas o resultado pode garantir à Tegma também a marca de R$ 1 bilhão (US$ 507,6 milhões) em receita.

Segundo o presidente da Tegma, Gennaro Oddone, foi um ótimo desfecho para um ano que começou muito ruim. No pior momento da crise, nos meses de novembro e dezembro de 2008, a receita da empresa chegou a cair 40% e 50% com relação ao ano anterior. A situação começou a melhorar com o reaquecimento da indústria automobilística e o sinal voltou a ficar positivo a partir de março. No fim do ano, a empresa totalizou 1.093.280 veículos transportados. Em 2008, ela havia batido os 1 milhão de unidades transportadas - foram 1.001.300 veículos.

Especializada no setor automotivo, que corresponde a 80% da receita da empresa, a Tegma depende do crescimento da indústria para crescer. Para 2010, Oddone estima um crescimento próximo dos 9,1% previstos pela Anfavea. No ano passado, a transportadora cresceu acima do total do mercado de automóveis porque incorporou em seus números o resultado da CTV, transportadora da região Norte adquirida pela Tegma no fim de 2008. "Pela nossa estratégia, estamos sempre pensando em novas aquisições, mas não temos ainda nada em vista para 2010", diz o presidente da Tegma.

Além do setor automotivo, a empresa atua no transporte de carga em geral para grandes empresas de outros ramos, como Unilever, Embratel e empresas do setor eletroeletrônico, papel e celulose e agronegócio. Mas segundo o seu principal executivo a oscilação de receita nesses ramos foi pequena em comparação ao automobilístico.