15/08/16 11h36

Termelétrica vai gerar avanço tecnológico, receita e empregos em Lins

Investimento de R$ 3,1 bilhões teve estudo de viabilidade assessorado pela Investe SP

Investe São Paulo

A cidade de Lins, a 430 km da Capital do Estado de São Paulo, deverá viver um surto de desenvolvimento tecnológico e aumento de receita, além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos com a implantação de uma usina termelétrica com potência instalada de até 1.500 megawatts, fruto de um investimento de cerca de R$ 3,1 bilhões.

A viabilidade do projeto foi comprovada por estudos específicos que contaram com a assessoria da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportação ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

A Investe São Paulo assessorou o estudo privado do empreendimento nos seguintes aspectos: Site location – identificação de cidades com linhas de transmissão (440 Kv) e fornecimento de gás na região; Assessoria Ambiental – Avaliação preliminar das áreas e apoio no processo de licenciamento junto à Cetesb e Ibama e 3-) Assessoria de Infraestrutura – Avaliação preliminar de áreas e mapeamento da rede de infraestrutura de gás, logística e energia.

A partir das opções levantadas pela Investe SP, foi escolhida uma área apresentada pela Prefeitura de Lins no início de abril de 2016. A visita à área foi realizada no dia 19 de abril deste ano por especialistas de uma empresa privada, acompanhados pela equipe da Investe São Paulo. A administração municipal de Lins demonstrou interesse no apoio ao projeto, bem como mencionou a viabilidade da cessão da área por meio da lei 4.987/2007.

Potencial
A viabilidade do empreendimento foi comprovada a partir da localização estratégica do município de Lins, que ofereceu a cessão de uma área de 26 alqueires a 10 km do Centro da Cidade, nas proximidades do Distrito Rural de Guapiranga. A área fica próxima ao Gasoduto Brasil-Bolívia, permitindo, assim, a utilização da matéria-prima a ser beneficiada na termelétrica, que terá um consumo de mais de 6 milhões de metros cúbicos de gás/dia. A energia gerada atenderá cerca de 7% da demanda do Estado de São Paulo.

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, ressaltou que Lins, além da proximidade com o gasoduto, é servida pela Rodovia SP-381 e está junto da BR-153, a Transbrasiliana, outra vantagem estratégica. “Nossa preocupação é sempre garantir investimentos que tragam qualidade de vida ao Estado, seguindo orientação do governador Geraldo Alckmin e do vice-governador Márcio França. Esta termelétrica vai garantir autonomia energética para a região, ajudando a atrair ainda mais investimentos, que vão gerar novos empregos e receita”, disse Quirós.

Para o secretário de Desenvolvimento e Relações Institucionais de Lins, Israel Antônio Alfonso, a termelétrica vai trazer avanços tecnológicos para a Cidade, com a possibilidade de abertura de novos cursos nas três universidades do Município, bem como incrementar as atividades no já municipalizado Aeroporto de Cargas: “Lins tem 80 mil habitantes, Fatec, Etec e Senai. Temos certeza de que esta qualidade de ensino e capital humano também foram importantes para a atração do investimento, que contou com o apoio essencial da Investe SP”, comemorou.

O secretário também prevê aumento de receita e elevação do padrão de qualidade de vida da população com a termelétrica, cujo projeto passará, agora, pela aprovação dos órgãos ambientais. O passo seguinte será a participação no leilão de compra de energia realizado pela EPE/ANEEL. “Há meses que apoiamos este estudo e mantivemos sigilo por conta dos aspectos estratégicos e de compromissos assinados nesse sentido”, explicou Israel Alfonso: “Estamos animadíssimos com as melhorias para o futuro de nossa Cidade e Região”, concluiu.