14/01/10 11h55

Terminal portuário para Copa deve ter US$ 393,6 mi este ano

DCI

A Secretaria Especial de Portos (SEP) espera liberar em torno de R$ 677 milhões (US$ 393,6 milhões) ao longo deste ano para adequar ou construir terminais turísticos portuários em sete dos 12 estados que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Além da construção de novos terminais, reforma ou ampliação dos já existentes, os recursos serão destinados a obras de melhoria nas vias de acesso terrestre e na infraestrutura portuária, como a ampliação de cais e a implantação de defensas para atracação de navios.

Já a dragagem para aprofundamento dos canais (necessária para permitir a movimentação de embarcações de grande porte) desses e de outros portos já fazia parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde 2008 e deverá consumir outros R$ 1,6 bilhão (US$ 930,2 milhões) até o fim de 2010. Segundo a secretaria, o valor a ser investido nos terminais de passageiros foi calculado com base nos projetos elaborados pelos administradores dos portos de Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Santos (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Manaus (AM).

Maior porto da América Latina, o Porto de Santos, que tem como administradora a Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp) receberá obviamente investimentos devido também à sua proximidade com São Paulo - uma das sedes do mundial. "Diversos países encaram os seus portos como o principal polo do desenvolvimento econômico [da região]. O governo brasileiro reconhece essa importância", lembrou o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP) Pedro Brito, recentemente.

Além de permitir que maior número de cruzeiros atraque simultaneamente nos portos, atendendo assim ao aumento do número de turistas que visitarão o País durante o evento, os investimentos também possibilitarão que os navios permaneçam atracados. A solução será uma alternativa à falta de leitos em hotéis, a exemplo do que ocorreu durante os Jogos Olímpicos de 2004, na Grécia, de 2000, na Austrália, e de 1992, na Espanha, durante os quais parte dos turistas optou por viajar e permanecer hospedado nos transatlânticos.

De acordo com a assessoria da secretaria, a proposta de investimentos está sendo analisada pela Casa Civil e aguarda aprovação presidencial. O projeto destina a maior parte dos recursos, cerca de R$ 299 milhões (US$ 173,8 milhões), para o Rio de Janeiro, onde serão construídos três novos piers. Em seguida, vem o Porto de Santos, cuja obra de realinhamento de 1.500 metros do cais e a implantação de 3,5 quilômetros de via interna de acesso ao terminal custarão cerca de R$ 114 milhões (US$ 66,3 milhões).