22/10/20 11h37

Terminal portuário promove cursos de empreendedorismo e esporte

Atividades do Conecta, programa social da Copersucar, estão acontecendo de forma remota por conta da pandemia

A Tribuna

O Conecta, programa social da empresa portuária Copersucar, tem inscrições abertas para curso gratuito de empreendedorismo e oficinas de vôlei, em Santos. Por conta da pandemia, as atividades estão acontecendo de forma remota e as inscrições devem ser feitas no site da Conecta, no link www.conectacopersucar.com/santos.

O propósito do projeto é melhorar a geração de renda e diminuir as desigualdades sociais, apoiando o aprimoramento profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. No curso de empreendedorismo, quando há necessidade, o Conecta fornece o valor de recarga de créditos de celular aos alunos, para que utilizem a internet no aparelho como meio de acompanhar as atividades online durante o período de formação.

Nesta formação, podem participar jovens entre 18 e 34 anos. É necessário ter Ensino Médio completo e disponibilidade para frequentar as aulas, que acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12 horas - atualmente, de forma remota. A carga horária é de 240 horas, abordando empreendedorismo, comunicação, matemática financeira, informática e gestão. São disponibilizadas 30 vagas por turma semestral.

As oficinas de vôlei, chamadas de “Ação Saúde e Vida”, também se adequaram à nova realidade de distanciamento social. De forma online, os instrutores mantêm uma rotina de exercícios com os alunos. Além do físico, também são trabalhadas questões como racismo, respeito e importância dos cuidados com a saúde.

Para as oficinas esportivas, podem participar adolescentes entre 13 e 17 anos. As aulas acontecem quatro vezes por semana, sendo formadas duas turmas anuais com 60 alunos cada. Antes da pandemia, as atividades aconteciam no Centro Turístico, Esportivo e Cultural do Morro São Bento, em Santos.

Ao longo do ano, fóruns e palestras sobre empreendedorismo e sustentabilidade também serão promovidos de forma gratuita. A programação pode ser acompanhada no Instagram do Conecta (@conecta.copersucar) e pelo site do projeto.

Cinco anos de Conecta

O Conecta completa cinco anos de atuação neste ano. De acordo com a equipe do programa, durante esse período mais de 13 mil pessoas foram impactadas pelas atividades educativas, culturais, esportivas e ações comunitárias realizadas em Santos. Mais de 180 jovens foram certificados no programa de qualificação profissional em empreendedorismo, e cerca de 350 adolescentes já participaram das oficinas esportivas.

“A Copersucar acredita que empresas devem ser responsáveis pelo desenvolvimento sustentável e pelo impacto positivo nas comunidades que vivem em torno da sua operação. Acreditamos num diálogo amplo e construtivo, com foco no desenvolvimento de um relacionamento de longo prazo”, ressalta a gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Copersucar, Monica Jaén.

Dentre outras iniciativas do projeto há o Café Cultura, que acontece todo semestre no Morro São Bento, em Santos. Na atividade, talentos artísticos da comunidade são revelados com apresentações musicais, teatrais e de dança. Na cidade foram realizadas oito edições, envolvendo quase 8 mil pessoas.

fonte: https://www.atribuna.com.br/noticias/portoemar/terminal-portu%C3%A1rio-promove-cursos-de-empreendedorismo-e-esporte-1.123826