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Tetra Pak estuda usar plástico verde em embalagem

Valor Econômico - 16/10/2008

Na busca por novos materiais renováveis e recicláveis, a fabricante de embalagens Tetra Pak pode se transformar numa das grandes compradoras do plástico verde produzido a partir do etanol brasileiro. A aposta da Tetra Pak no plástico verde é o primeiro anúncio de interesse de uma grande consumidora mundial deste tipo de resina que até hoje é fabricado na forma convencional a partir de combustíveis fósseis, como petróleo e gás. A empresa de capital sueco tem o Brasil como seu segundo maior mercado para suas embalagens, com quase 9 bilhões de unidades consumidas no último ano, atrás apenas da China. Segundo apurou o Valor, a Tetra Pak já teve conversas com executivos da petroquímica Braskem, que anunciou sua intenção de colocar o plástico verde no mercado em 2010. A americana Dow e a Crystalsev também vão produzir um polietileno renovável a partir da cana-de-açúcar. A pesquisa realizada pela Tetra Pak por novos materiais, incluindo tecnologias verdes, faz parte dos planos de inovação da companhia - que inventou a embalagem de longa vida, formada por folhas de papel cartão, alumínio e plástico. Na cidade italiana de Modena, que fica entre Bolonha e Milão, a Tetra Pak possui seu segundo maior centro de pesquisa e desenvolvimento no mundo - local onde avalia as diferentes alternativas que irão embalar produtos como sucos, leite, sopas e alimentos líquidos ou semi-líquidos. Segundo Grosse, a Tetra Pak tem planos de lançar 25 inovações nos próximos cinco anos. Isso inclui novas embalagens, formatos, tampas e apelos visuais. Os países emergentes, como China, Brasil e Índia, são os mercados que a companhia espera tirar maior vantagem no crescimento - fundamentalmente em razão de as embalagens se adaptarem bem em ambientes mais quentes e úmidos, esticando o prazo de validade dos produtos. Mesmo sob efeito da situação econômica adversa, a expectativa é que esses países cresçam dois dígitos, acima da média de 6,5% projetada para 2007-2011. O investimento, anunciado em junho para a fábrica de Monte Mor (SP), inclui a instalação de dois novos equipamentos - uma impressora e uma laminadora. Com esses equipamentos, a capacidade de produção da fábrica aumentará 25% até 2009.