13/05/09 10h12

Todas as classes consomem mais no 1º tri

Folha de S. Paulo - 13/05/2009

A crise ainda não afetou o consumo das famílias brasileiras com alimentos, bebidas, higiene e beleza e limpeza do lar. Segundo pesquisa da LatinPanel, houve aumento em gastos e em volume em todas as cestas pesquisadas e classes sociais no primeiro trimestre ante igual período do ano anterior. O volume de compras subiu 9%, e os gastos, 15%, com destaque para o consumo das famílias das classes D e E, beneficiadas pelo aumento real do salário mínimo e por programas sociais, como o Bolsa Família.

Parte dessa expansão se deve à maior folga no orçamento mensal com a diminuição na demanda por bens duráveis, que perderam mercado com a retração no crédito. A frequência de idas ao ponto de venda também cresceu: 6% no geral e 8% entre a população de baixa renda. A cesta de higiene e beleza foi a que teve o maior crescimento nos gastos no primeiro trimestre e nos últimos 12 meses encerrados em março na comparação com os respectivos períodos anteriores.

Para Marcos Quintarelli, consultor especializado em varejo, isso reflete as despesas mais criteriosas também com serviços. Um exemplo: as pessoas preferem fazer tratamento e pintura de cabelo em casa em vez de ir ao cabeleireiro. "O consumidor está trocando hábitos de consumo e isso deve continuar até o fim do ano." Estudo em 11 mercados da Europa, da Ásia e da América Latina feito pela TNS World Panel, grupo ao qual pertence a LatinPanel, aponta o Brasil como o terceiro colocado em expansão no volume de compras de bens não duráveis, considerando a variação nos últimos 12 meses até fevereiro. Em gasto, o país ocupa a quarta posição.