14/10/08 16h07

Tok&Stok abre primeira loja só de acessórios

Valor Econômico - 14/10/2008

A Tok&Stok inaugura nas próximas semanas a sua primeira loja exclusiva de acessórios, um novo modelo de negócio criado pela varejista de móveis e artigos para casa, fundada pelo casal Régis e Ghislaine Dubrule nos anos 70. A unidade, que ocupará um espaço menor do que as lojas convencionais da rede, funcionará no sistema de auto-serviço - o cliente escolhe as mercadorias nas gôndolas e paga no caixa. Terminais de computador instalados nas lojas, porém, permitirão que os clientes comprem pela internet móveis e outros produtos que não estejam expostos. "Esse é um modelo de loja mais compacto, que se encaixa bem em shoppings", afirma Paul Dubrule, gerente de novos negócios da varejista, que adotará uma logomarca específica para esse novo formato, mas fazendo referência à marca Tok&Stok. A intenção é deixar claro ao consumidor que ele está entrando uma loja diferente da varejista. A primeira unidade exclusiva de acessórios, de 600 m², será inaugurada neste ano em um shopping de São Paulo, cujo nome ainda não é revelado. Os acessórios respondem por cerca de 25% da receita da Tok&Stok, mas a varejista vê potencial para expandir-se neste segmento. Segundo Dubrule, a construção de vários shopping e a ampliação de muitos dos empreendimentos existentes serão um dos principais vetores de crescimento da varejista. A recente reviravolta nos mercados financeiros, diz Dubrule, preocupa, mas a Tok&Stok prevê manter investimentos já planejados e que serão financiados com o seu próprio caixa. "A nossa situação de caixa é confortável, mas, daqui para frente, certamente seremos mais cautelosos na análise de novos projetos", afirma o executivo. A Tok&Stok cogitou, mas desistiu de abrir o capital no ano passado. Entre os investimentos já previstos no orçamento para 2009 estão a construção de uma loja de 3 mil m² no novo shopping Iguatemi de Brasília, a inauguração de uma megaloja de rua com 6 mil m² em Curitiba e a ampliação da unidade na marginal Pinheiros, em São Paulo, um dos pontos de venda mais importantes e antigos da varejista.