22/11/18 10h09

Total Eren inicia instalação de 3 parques solares em Dracena

Iniciativa fornecerá energia para mais de 80 mil casas. Projeto conta com o apoio da Investe São Paulo

Total Eren com Investe São Paulo

A Eren do Brasil, subsidiária da Total Eren dedicada ao fornecimento de energia renovável, acaba de anunciar o cronograma para a instalação de 3 parques solares (de 30 MW cada) na cidade de Dracena, na Região Metropolitana de Presidente Prudente. O projeto deve gerar 200 empregos diretos durante a construção e teve o apoio da Investe São Paulo – agência de promoção e competitividade do Estado, com suporte tributário, ambiental e de infraestrutura.

Com esse investimento, a empresa de origem francesa soma agora 140 MW (megawatts) em projetos já contratados no Brasil. Em Dracena, a instalação de aproximadamente 250 mil painéis fotovoltaicos, que cobrirão uma área de 160 hectares, será suficiente para fornecer energia a 80 mil casas. Juliano Brito Bertolini, prefeito de Dracena, pondera: “Essas usinas que estão sendo instaladas mudarão a matriz energética da nossa região. Uma energia limpa e renovável”.

Para a viabilização do projeto, a Eren contou com o apoio da Investe São Paulo com assessoria tributária e acompanhamento junto à Cetesb no processo de licenciamento ambiental. Houve ainda atuação conjunta com o Iphan e com a Secretaria Estadual da Fazenda.

“Depois de duas plantas localizadas na Bahia, a Eren chega ao Estado de São Paulo com 3 parques solares em Dracena, e o impacto será muito positivo. Para a Investe São Paulo é muito importante poder ser parceira em iniciativas que fomentem a economia verde e, neste caso, proporcionem a geração de energia para um número cada vez maior de pessoas”, analisa Sérgio Costa, diretor de Investimentos da Agência. Pierre-Emmanuel Moussafir, country manager da Total Eren, afirma que o projeto “é fruto da dedicação da empresa em se firmar como ator importante do setor de renováveis no Brasil”.

As obras já estão em andamento e a expectativa é de que as plantas iniciem a operação no final do primeiro semestre de 2019.

Sobre a Total Eren

A Total Eren é um Produtor Independente de Energia, subsidiária da Eren Groupe dedicada à energia renovável fundada em 2012.

Em 2017, a Total adquiriu 23% de participação indireta na Eren com a possibilidade de assumir o comando após 5 anos. Seu portfólio global é superior a 1 GW em energia eólica, solar e hidrelétrica, em fase de operação ou de construção.

A empresa tem como objetivo atingir, até 2023, capacidade instalada de mais de 3 GW em nível global. Sua estratégia de desenvolvimento está focada em países emergentes, onde a resposta à crescente demanda por energia é economicamente viável, em especial nos países da Ásia-Pacífico, África e América Latina.

Sobre a Eren do Brasil

Eren do Brasil é uma subsidiária da Total Eren. Atraída pelo potencial da energia renovável no Brasil, a Eren Groupe estabeleceu uma subsidiária sediada em São Paulo em 2013. A Eren do Brasil conta com 17 colaboradores franceses e brasileiros.

A empresa tem desenvolvido um amplo conhecimento do mercado energético brasileiro, além de ter auxiliado a entrada da Total Eren no mercado energético da Argentina. Em julho de 2018 a Total, Total Eren e Petrobras assinaram um Memorando de Entendimento para trabalharem juntas no desenvolvimento de projetos em energia renováveis.