18/11/13 16h31

Toyota fará motores inéditos no Brasil

Jornal do Carro- Estadão

Propulsores serão fabricados em Porto Feliz (SP) e equiparão o Corolla

A fábrica que a Toyota erguerá em Porto Feliz (SP) produzirá uma nova geração de motores. Ainda não há detalhes sobre os propulsores, que estarão na próxima geração do Corolla - o modelo completamente renovado será lançado no Brasil em março de 2014.

 Inicialmente, o sedã médio manterá os atuais 1.8 e 2.0 flexíveis, de até 144 cv e 153 cv, respectivamente. A partir de 2016, quando a planta estiver em operação, a linha Corolla vendida no País passará a vir com os novos propulsores.

 A construção da fábrica paulista está em fase de terraplenagem. A pedra fundamental será lançada entre março e abril do ano que vem, em cerimônia que deverá contar com a participação de executivos da matriz da empresa, no Japão.

 O programa faz parte da estratégia da Toyota para atender as regras do Inovar-Auto, cuja próxima fase prevê a redução de 12% do consumo de combustível dos carros feitos no Brasil e, consequentemente, dos níveis de emissões de poluentes.

 A empresa está correndo contra o tempo. Sem essa contrapartida, não conseguirá manter os atuais benefícios fiscais que incentivaram a construção da fábrica de veículos em Sorocaba e de motores em Porto Feliz.

 Quando estiver com 100% da capacidade de produção, a nova planta, que também fará os propulsores da "família" Etios, servirá de plataforma para exportações. Além do Brasil, o Etios é vendido na Argentina, onde a linha tem emplacado cerca de 1.500 unidades por mês.