31/07/18 11h56

Toyota lança desafio global para avançar tecnologias assistivas inteligentes

Desafio Mobilidade Ilimitada busca projetos até o dia 15 de agosto; Vencedor do prêmio final, de US$ 1 milhão, será anunciado em Tóquio, em 2020

Portal Now Digital

O campo de tecnologia assistiva ainda peca em inovação, algo que reflete profundamente no cotidiano e na vida profissional daqueles que precisam dela, concluiu um estudo internacional da ComRes encomendado pela Toyota Mobility Foundation. Segundo o levantamento, estima-se que 65 milhões de pessoas em todo o mundo usam cadeira de rodas.

A pesquisa escutou usuários de cadeira de rodas em cinco países ao redor do mundo (Reino Unido, EUA, Japão, Índia e Brasil). Cerca de dois em cada cinco entrevistados no Brasil disseram que não conseguiram trabalhar devido ao seu dispositivo de mobilidade (37%).

A Toyota Mobility Foundation em parceria com Challenge Prize Centre da Nesta encomendaram a pesquisa como parte do Desafio Mobilidade Ilimitada. Em 2017, a fundação lançou um desafio global com o objetivo de mudar a vida das pessoas com paralisia dos membros inferiores. Agora, o desafio busca equipes ao redor do mundo para criar tecnologias capazes de mudar esse cenário, para melhorar radicalmente a mobilidade e a independência daqueles que possuem paralisia nos membros inferiores.

O impacto de um veículo desatualizado

Segundo a pesquisa, nove entre dez usuários de cadeiras de rodas no Brasil disseram que tiveram consequências negativas como resultado do uso de uma cadeira de rodas ou dispositivo de mobilidade ao trabalhar ou procurar emprego (92%). Um terço dos entrevistados disse que sentiu que seu talento havia sido desperdiçado (33%); enquanto cerca de quatro em dez disseram que sentiram que tinham sido retidos em suas carreiras (38%); e um terceiro diz que eles receberam menos responsabilidade no trabalho (33%) como resultado do uso de uma cadeira de rodas ou dispositivo de mobilidade.

“Hoje entende-se que a deficiência, como condição social, pode ser minimizada conforme formos capazes de eliminar tais barreiras. Como fazer isso? A tecnologia é um dos grandes aliados desse processo. Vivemos numa era em que as inovações no campo da acessibilidade ampliaram radicalmente as possibilidades de inclusão”, afirmou Rodrigo Hübner Mendes, Fundador do Instituto Rodrigo Mendes.

August de los Reyes, Chefe de Design do Pinterest e ex-XBox, também chamou atenção par ao tema. Para ele, a falta de transporte acessível dificulta o contato direto necessário para informar e humanizar tecnologias que bilhões de pessoas em todo o mundo experimentam em suas vidas diárias. Por um erro médico, Los Reyes perdeu o movimento das pernas em 2013. “Não consigo imaginar como minha carreira teria mudado se os desafios que enfrento hoje no mercado de trabalho tivessem ocorrido no início”, disse ele. “Dos vários desafios destacados dos resultados da pesquisa, viagens comerciais e transporte ainda têm dificuldade de acomodar aqueles de nós que usam cadeiras de rodas motorizadas. Como designer, muito do meu trabalho está em envolver-se diretamente com pessoas que usam as ofertas que criamos”.

Mais mobilidade para criar

O Desafio Mobilidade Ilimitada tem como objetivo abordar esses problemas descobertos pela pesquisa, recompensando o desenvolvimento de dispositivos de mobilidade pessoal que incorporam sistemas inteligentes. A ação irá impulsionar e premiar o desenvolvimento de dispositivos de mobilidade pessoal incorporando sistemas inteligentes e soluções do futuro, que beneficiam usuários e a sociedade como um todo. Qualquer tipo de projeto pode ser trabalhado, de exoesqueletos a inteligência artificial e machine learning, de computação em nuvem a baterias mais eficientes.

Ryan Klem, Diretor de Programas para a Toyota Mobility Foundation, comentou: "Potencialmente, milhões de pessoas em todo o mundo são incapazes de trabalhar ou de ser tão produtivas devido aos seus atuais dispositivos de mobilidade. Há claras implicações sociais e econômicas que destacam a necessidade urgente de inovação no campo da tecnologia assistiva.

Conversamos com usuários de cadeiras de rodas em todo o mundo para entender os problemas que eles enfrentam e o que desejam criar e por que incorporamos o elemento de cocriação entre inovadores e usuários finais aos requisitos do desafio. Estamos agora chamando engenheiros e designers para participar do desafio. Esperamos que os dispositivos criados ajudem a melhorar as oportunidades de emprego e as perspectivas de emprego das pessoas em cadeiras de rodas”, explicou.

Como participar

As inscrições para o Desafio Mobilidade Ilimitada vão até 15 de agosto de 2018. Cinco equipes finalistas receberão um subsídio de desenvolvimento de US$ 500 mil em janeiro de 2019, e o vencedor do prêmio final, de US$ 1 milhão, será anunciado em Tóquio, em 2020.

Para mais informações, visite mobilityunlimited.org.