09/03/12 13h55

Trabalho da Investe SP é apresentado para associação mundial de escritórios de advocacia

Gerente geral de Investimentos e Negócios da Investe SP apresentou as oportunidades de investimento no Estado e os serviços oferecidos pela Agência em encontro regional da Globalaw

A agência paulista de promoção de investimentos e competitividade – Investe SP – marcou presença no Encontro Regional das Américas da Globalaw nesta sexta-feira, 9 de março. O gerente geral de Investimentos e Negócios da Agência, Marco Goes, mostrou as oportunidades de investimento no Estado de São Paulo e explicou quais são os serviços oferecidos pela Investe SP.

“Os escritórios de advocacia são nossos parceiros, pois atendem muitos investidores que pretendem se instalar no Brasil. Podemos auxiliá-los fornecendo informações estratégicas para os clientes e facilitando o relacionamento entre esses clientes e as instituições públicas e privadas”, ressaltou Goes. “Todos os serviços oferecidos pela agência são gratuitos”, completou.

A Globalaw é uma associação mundial de escritórios de advocacia que reúne mais de 100 escritórios, somando uma rede com cerca de 4,5 mil advogados em 80 países. Organizado pelo escritório Almeida Advogados, o encontro está acontecendo desde quinta no Hotel Renaissance, em São Paulo, e encerra-se no sábado, dia 10. “O evento conta com a presença de todos os escritórios americanos afiliados à instituição e diversos outros do mundo, motivados pelo excelente momento que nosso país vive”, ressalta Leonardo Palhares, sócio do Almeida Advogados.

Parcerias público-privadas
Durante a apresentação, Goes falou sobre o programa de parcerias público-privadas (PPP) do Estado de São Paulo, destacando a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP). Criada em outubro de 2011 pelo Decreto no 57.289, a MIP abre uma oportunidade para que o investidor apresente sugestões de projetos para serem incluídos no programa de PPPs.

Ou seja, ao identificar uma oportunidade de negócio, o investidor pode fazer uma proposta ao Estado, apresentando estudos e levantamentos que mostrem a importância e a necessidade do projeto que deseja implantar. Se a proposta for aceita pelo Estado, mas, ao final do processo licitatório, outro investidor for contratado, todas as despesas efetuadas para a realização dos estudos serão ressarcidas pelo vencedor do processo.

Ao final da apresentação, ocorreu um painel de discussão em que foram apresentadas as experiências de outros países em relação às PPPs. Participaram do debate os advogados André de Almeida (Almeida Advogados/Brasil), Ardavan Amir-Aslani (Ngo Cohen Amri-Aslani/França), Miguel Blaquier (Nicholson Y Cano Abogados/Argentina); Luis Capin (Capin,Calderón, Ramirez y Gutiérrez-Azpe/México); e Gonzalo Delaveau (Guerrero, Olivos, Novoa Y Errázuriz/Chile).