20/06/16 15h23

Tradicional cafeteria paulista muda conceito e vai abrir 25 lojas até 2020

Até o fim de junho serão inauguradas três lojas do Octavio Café, uma em São Paulo (SP) e duas em Campinas (SP)

Farming

Com o objetivo de modernizar a marca e atrair um novo público para a cafeteria, o Octavio Café anuncia um plano de expansão ambicioso, com a meta de abrir 25 novas lojas no Brasil até 2020. Até então, a marca tinha apenas uma tradicional cafeteria de rua, que recebe cerca de 12 mil clientes por mês na capital paulista. Porém, a partir desta sexta-feira (17/06), o grupo vai ter um novo espaço em São Paulo, dessa vez dentro do Shopping Eldorado. Mais informal, o novo modelo também é aconchegante e se assemelha ao oferecido pela rede norte-americana Starbucks.

Edgar Bressani, CEO do Octavio Café, diz que a ideia é modernizar a marca sem deixar de lado a tradição da empresa com a bebida. Na loja principal, aberta há nove anos, o público frequentador tem entre 35 e 50 anos de idade. Com o novo conceito de cafeteria, ele espera ampliar o público-alvo, atraindo consumidores mais jovens. “Eu viajo 150 dias do ano pelo exterior visitando projetos do mundo inteiro e eu achava que a gente tinha que ter uma pegada mais próxima da Austrália, que tem projetos mais sofisticados e mais modernos”, diz Bressani.

Embora o momento econômico brasileiro não seja dos melhores para quem precisa dos consumidores, o CEO do Octavio Café afirma que ainda há espaço para o café nos gastos do brasileiros. “As pessoas vão deixar de ir a um restaurante mais caro, mas elas vão à cafeteria”, afirma Bressani. “Eu acho que existe essa oportunidade hoje para qualquer café, mas principalmente para o café de qualidade, porque quando você toma um bom produto, você começa a procurar opções naquele nicho.”

A expansão

O projeto de expansão da marca já é um plano antigo entre os acionistas do Octavio Café, é desenhado desde 2010. Mas somente em 2015 a reformulação da marca foi definida. Jonas Picirillo, gerente do projeto de expansão, conta que a nova loja ficou pronta em 40 dias.

A primeira cafeteria do grupo vai passar por reformas para se adaptar ao novo conceito. “A inspiração principal é se adequar ao momento. Não podemos nos prender a um modelo, porque o mercado de atendimento é muito orgânico”, diz Picirillo. “Tem dia que o cliente quer ser rápido, mas tem dia que ele quer sentar com os amigos e familiares. Nós temos que ter essa flexibilidade”, afirmou. Sobre a semelhança com o modelo do Starbucks, ele, que é ex-funcionário da empresa americana, afirma que a rede tem um atendimento rápido, mas não oferece serviço na mesa, por exemplo. Esse será o diferencial das novas lojas, atendimento em linha e na mesa.

Café com estilo

Com o chão de madeira, paredes com azulejos e decoração de armazém, a nova cafeteria apresenta um ambiente aconchegante. “A ideia de ter um balcão baixo foi pensada para o cliente ter uma proximidade com o barista e poder interagir com quem prepara o café”, diz Picirillo. Segundo o gerente do projeto, o café é moído para cada xícara e a ideia é personalizar a bebida para cada cliente.

Para Bressani, a empresa vive um novo momento. “Optamos por revigorar o conceito do Octavio Café para refletir esse momento de expansão e inovação. Nossa logomarca e toda a comunicação dos espaços vão traduzir a tradição, o vínculo com a terra e, ao mesmo tempo, a modernidade e a ambição pelo atendimento acolhedor.”

Inicialmente, a cafeteria vai funcionar com 15 funcionários. Até o uniforme foi pensado para combinar com o ambiente e deixar o consumidor à vontade. A camisa xadrez dá o toque de fazendeiro, enquanto o avental é característico do trabalhador. Já a boina remete à origem italiana do Octavio Café.

Da semente até a xícara

O trabalho do grupo é focado na cadeia completa do café, com participação da semente até a xícara. O café servido por eles é produzido nos 1.140 hectares das seis fazendas produtoras que ficam em Pedregulho (SP), região da Alta Mogiana. Com 50% da área irrigada, eles têm quatro milhões de pés de café e uma produção anual média de 30 mil sacas. Para os próximos anos, o objetivo é produzir em mais duas fazendas, aumentando a área plantada para 2.340 hectares.

Até o fim de junho serão inauguradas mais duas lojas do Octavio Café. Ambas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Uma na área de embarque e outra na área de desembarque de passageiros. Por enquanto, esses sãos os projetos do grupo para 2016. As outras 22 cafeterias previstas para os próximos quatro anos ainda não têm suas localidades definidas e vão depender da experiência deles como o novo conceito da marca.