10/03/10 10h21

Transpetro abre concorrência para comprar 80 barcaças para etanol

Valor Econômico

A Transpetro, braço logístico da Petrobras, lança hoje uma das maiores encomendas já vistas no país para o transporte de cargas por hidrovia. A empresa abrirá concorrência para contratar a construção de 20 comboios - 20 empurradores e 80 barcaças - destinados ao transporte de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná. Estimativas de mercado indicam que o valor total das embarcações pode ficar em cerca de US$ 400 milhões. A empresa não fala em valores.

Ao todo, 25 empresas nacionais e estrangeiras serão convidadas, a partir de hoje, a participar do negócio, com conteúdo nacional de 70%. Entre os interessados, estão americanos e holandeses, além dos brasileiros. As propostas serão recebidas até julho para depois abrir negociações diretas. "Até setembro ou outubro esperamos ter os contratos assinados", disse Sergio Machado, presidente da Transpetro. A concorrência será aberta hoje na Feicana/Feibio, em Araçatuba (SP).

Toda a encomenda deve ser fechada com um só estaleiro para garantir escala. No setor, há quem aposte que será preciso investir na construção de um novo estaleiro ou na ampliação dos já existentes. "Na minha opinião, as embarcações terão que ser feitas ao longo do Tietê uma vez que construir os blocos em outro lugar e depois transportá-los até a hidrovia vai representar perda de competitividade", disse Fabio Vasconcellos, diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari, de Belém (PA). Vasconcellos afirmou que a experiência de estaleiros estrangeiros é bem-vinda, mas acredita que o país tem empresas capacitadas para atender a encomenda. Ele citou o caso da Rio Maguari, que construiu 20 comboios para transporte de combustível nos últimos quatro anos.

Para Machado, a encomenda pode marcar o início de uma mudança na matriz de transporte do Brasil com o aumento do uso das hidrovias. Será a primeira vez que a Transpetro vai trabalhar com barcaças fluviais, embora a empresa já opere navios petroleiros no rio Amazonas.

A encomenda da Transpetro está sendo chamada de Promef Hidrovia, versão do Programa de Expansão e Renovação da Frota (Promef) que a empresa lançou para construir navios voltados ao transporte marítimo de petróleo e derivados. Machado disse que a capacidade de escoamento do Promef Hidrovia será de cerca de 4 bilhões de litros de etanol/ano, cerca de 20% do mercado. Cada comboio terá capacidade de transportar 7,2 milhões de litros. Esse sistema de transporte faz parte de um corredor de escoamento de etanol da Petrobras, que busca atender ao mercado doméstico e ampliar a competitividade no exterior.

Ao longo da hidrovia serão instalados três terminais para coleta do etanol em locais ainda a serem definidos. O produto será transportado pela hidrovia - em trajetos médios de 500 quilômetros - até um ponto de recebimento situado a 80 km da Refinaria do Planalto (Replan), em Paulínia. Dali, o produto seguirá por dutos até a refinaria e terminais de São Sebastião (SP) e da Ilha D'Água (RJ). O corredor de etanol também inclui um alcoolduto entre Senador Canedo (GO) e a Replan.