26/04/10 11h07

Tratores de alta potência voltam a ganhar fôlego em 2010

Valor Econômico

As montadoras de máquinas agrícolas reconhecem que 2009 foi um ano voltado para vendas de tratores de baixa potência, principalmente devido aos programas de incentivo, como o Mais Alimentos. Historicamente, as máquinas de até 99 cavalos (cv) sempre tiveram uma fatia superior a 50% do mercado, mas atingiram expressivos 76% no ano passado. Essa curva de crescimento, no entanto, já começou a dar sinais de mudança nos três primeiros meses de 2010.

Entre janeiro e março deste ano, 28% das vendas de tratores no Brasil foram de máquinas acima de 100 cv, ante uma fatia de 24% em 2009, segundo os dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O aumento da procura por máquinas de maior potência tende a se confirmar a partir de hoje na Agrishow 2010, em Ribierão Preto, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. "Não temos dúvidas de que este ano será muito bom. O mercado deve crescer 15% sobre o resultado de 2009 e já identificamos que a demanda para tratores acima de 100 cv está bastante aquecida, o que deve elevar novamente a potência média da frota nacional", afirma Francesco Pallaro, vice-presidente comercial para a América Latina da CNH.

Um dos motivos para o entusiasmo das montadoras foi a prorrogação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) até dezembro deste ano. O plano reduz a taxa de juros do Finame para 4,5% e favorece a aquisição de tratores de porte maior. A medida foi criada em 2009 como apoio ao setor diante da crise financeira e tinha vigência até o final do ano passado. Além do apoio do governo, a produção recorde de grãos no ciclo 2009/10 com boas produtividades também criam um cenário favorável para a retomada do setor neste ano.

E são exatamente os tratores que puxam a recuperação do mercado de máquinas. Em março, foram vendidas 5,49 mil unidades, entre tratores de roda e de esteira. O resultado supera em 26,5% as vendas registradas em fevereiro deste ano e em 58,7% o desempenho de março de 2009. Com isso, o primeiro trimestre do ano fecha com vendas de 13.427 tratores, alta de 52,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para a indústria, o mês passado foi o melhor março da história. Foram comercializadas 6,6 mil unidades, entre tratores e colheitadeiras, resultado que representa um crescimento de 24,5% em comparação às 5,3 mil unidades de fevereiro e de 61% sobre março do ano passado. No primeiro trimestre do ano, as vendas somaram 16,5 mil unidades, crescimento de 51,9% sobre os três primeiros meses de 2009.