20/06/07 11h11

Três grandes redes vão vender pela internet

Folha de S. Paulo - 20/06/2007

Três grandes redes do varejo, Carrefour, Wal-Mart e Casas Bahia, devem começar a vender produtos pela internet no próximo ano, aproveitando o crescimento de consumidores que fazem compras pela rede. Segundo a e-bit, empresa que faz o acompanhamento do comércio eletrônico nacional, foram 7 milhões no ano passado, 46% a mais do que em 2005. Já o faturamento do setor, que chegou a R$ 4,4 bilhões (US$ 2,02 bilhões) em 2006, teve crescimento de 76% na mesma comparação. O Carrefour, que lidera o ranking de redes supermercadistas, prevê o início das vendas pela web até o final do primeiro semestre de 2008, segundo o diretor de serviços da rede no Brasil, Alexandre Ribeiro. Na rede americana Wal-Mart, Carlos Fernandes, vice-presidente da Divisão de Especialidades, disse apenas que "2008 é uma data provável". O estudo sobre a inserção da empresa no comércio eletrônico fica pronto em dois meses. O Grupo Pão de Açúcar, que perdeu a liderança do setor para o Carrefour neste ano, já vende produtos pela internet desde 1995. Hoje, as operações virtuais respondem por menos de 1% das vendas totais da companhia (R$ 16,5 bilhões/US$ 7,6 bilhões em 2006), mas a meta é alcançar R$ 1 bilhão (US$ 518,5 milhões) em quatro anos. De acordo com a empresa, de janeiro a novembro do ano passado, as vendas no site Extra.com.br tiveram um crescimento de 144% com relação ao mesmo período de 2005. Nas Casas Bahia, líder nacional no setor varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, a entrada no comércio eletrônico está condicionada à ampliação da base de clientes com cartões de crédito com a bandeira da empresa. Já foram emitidos 2,5 milhões de plásticos, e a meta é vender pela internet quando essa marca chegar aos 4 milhões, o que pode acontecer já em 2008, segundo projeções da empresa.