02/03/10 10h34

Truckvan dobra produção com nova fábrica

Valor Econômico

A queda da atividade econômica no fim de 2008 e início de 2009, que muitos chamam de crise, na Truckvan tem outro nome. Esse período de esfriamento nos negócios permitiu que a fabricante de carrocerias de alumínio para caminhões, que trabalhava a plena carga em meados de 2008, unificasse suas operações - então divididas em três prédios - em um único endereço e ampliasse a capacidade de produção em 50%. Ao terminar a mudança, no início de 2009, houve uma queda significativa nas encomendas, mas essa "crise" na demanda foi o tempo suficiente para fazer os ajustes necessários no maquinário no novo prédio e retomar a produção sem riscos de atrasos. Agora, com a economia novamente aquecida, a empresa já planeja dobrar a atual capacidade de produção.

Em 2008 a empresa produzia 200 kits de carrocerias por mês e estava com 100% da capacidade ocupada. Na nova fábrica, na zona Norte da capital paulista, ampliou para 300 kits. Quando começou a trabalhar no novo endereço, as vendas tinham caído para algo em torno de 120 kits. "Somente no fim de 2009 voltamos aos 200 kits mensais. Mas essa queda foi positiva porque tivemos tempo de acertar a produção e evitar problemas com os clientes", conta Alcides Braga, sócio e diretor da empresa. Apesar de um começo de ano ruim, o faturamento da empresa em 2009 empatou com 2008, na casa dos R$ 20 milhões (US$ 10,2 milhões). A estimativa é atingir R$ 25 milhões (US$ 13,9 milhões) este ano.

O plano agora é montar uma nova fábrica com capacidade mensal para 500 a 600 kits. No momento a empresa negocia uma área de 5 mil m2 no município de Guarulhos, na Grande São Paulo, próxima à atual fábrica. A nova unidade ficará responsável pela fabricação dos kits. O terreno onde estão instalados hoje, de 12 mil m2, será destinado exclusivamente à montagem das carrocerias. O investimento apenas no desenvolvimento de maquinário, que está sendo feito por uma empresa de engenharia contratada pela Truckvan, é de R$ 2 milhões (US$ 1,1 milhão), com 80% dos recursos do BNDES.

Braga estima que vai atingir os 300 kits mensais até o fim deste ano e espera começar 2011 com a nova unidade já em operação. Com isso, ele abre espaço para ampliar o segmento de montagem de carrocerias de carga e de unidades especiais. A empresa divide seus negócios em três áreas: fabricação dos kits, montagem de carrocerias de cargas e a montagem de unidades especiais (destinadas, por exemplo, para escolas móveis do Senai ou ambulatórios móveis de hospitais). Do total de kits produzidos hoje, 50% são vendidos para os 15 representantes que montam as carrocerias em suas regiões e a outra metade é montada pela própria Truckvan.

Em termos de faturamento, os kits respondem por apenas 25% da receita, enquanto a montagem de cargas gera 40%. As unidades especiais, apesar de um volume muito menor, têm um valor final maior e já representam 35% da receita. Com mais espaço para montagem, Braga vai ampliar ainda mais a participação da montagem no seu resultado final. "Hoje tenho espaço para 10 montagens simultâneas. Com a transferência da produção de kits para a nova fábrica, vou poder montar até 50 carrocerias ao mesmo tempo." Com a nova unidade, o número de funcionários deve subir dos atuais 150 para 200.