02/12/22 11h01

Tupy quer focar em descarbonização após conclusão da compra da MWM

Além de motores movidos por fontes de energia mais limpas, empresa quer se estabelecer nos segmentos de energia, reposição e marítimo

Automotive Business

A Tupy prepara sua entrada em novos setores após concluir a aquisição da MWM do Brasil. O negócio envolveu R$ 855 milhões e foi iniciado em abril de 2022. Com a compra, a multinacional brasileira quer ampliar seu processo de descarbonização e explorar novos segmentos.

Após a conclusão da aquisição, a Tupy quer ingressar no setor de energia e descarbonização. Com o know-how da MWM, pretende atuar no fornecimento de grupos geradores de eletricidade para o agronegócio e outras aplicações com soluções mais “limpas”.

Tupy vai usar experiência da MWM para biocombustíveis

A companhia diz que seu corpo de engenheiros está preparado para adaptar geradores e veículos comerciais ao uso de biogás, biometano, biodiesel, gás natural e hidrogênio.

"O uso de biogás e biometano para geração de eletricidade e como combustível para frotas de caminhões, ônibus e tratores agrícolas é a principal rota para a descarbonização da indústria nacional e exportadora de proteínas, laticínios, açúcar e etanol", acredita José Eduardo Luzzi, CEO da MWM.

Ao mesmo tempo, a Tupy faz questão de ressaltar seus processos |sustentáveis. A empresa desenvolve materiais, geometrias e usinagem de componentes para carros de passeio híbridos - a etanol ou a gasolina - e conjuntos adequados ao uso de hidrogênio como combustível, além de soluções para reciclagem e reutilização de baterias de íon-lítio.

A companhia também reforça que quer se estabelecer no mercado de reposição e marítimo. E vê nas oficinas credenciadas da MWM um importante aliado estratégico neste sentido.

"Juntas, MWM e Tupy tornam-se uma companhia singular no mercado, que reúne em um só fornecedor serviços de fundição, usinagem, montagem, validação técnica e atividades de engenharia associadas", diz Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/tupy-quer-focar-em-descarbonizacao-apos-conclusao-da-compra-da-mwm/