09/10/13 15h36

Turismo industrial é a nova aposta

Agência Bom Dia - ABCD

Santo André é a segunda cidade da região a explorar esse tipo de ação para atrair visitantes

Mais uma cidade do ABC inicia o turismo industrial. Depois de São Bernardo e a vez de Santo André começar a experiência na próxima sexta-feira (11).

A ideia é explorar todo o potencial no setor e aproveitar as experiências bem sucedidas de outras cidades como São Bernardo, que realizou sua primeira atividade em turismo industrial em 24 de setembro.

De acordo com DTur (Departamento de Turismo)  de Santo André , nesse primeiro de roteiro industrial será realizada uma visita à sede da unidade química da empresa Rhodia/Solvay, uma das fábricas mais antigas em funcionamento no Centro. O primeiro passeio será restrito a convidados.

CRITÉRIOS/ Segundo a diretora de Turismo, Alaise Helena Eloy Pereira, Santo André investe no fomento ao turismo industrial considerando seus aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais ligados ao segmento, entrando, assim, neste nicho de mercado promissor.

“A partir desta experiência, nossa intenção é formatar uma proposta ousada que pretende explorar todo o potencial do parque tecnológico da cidade neste ramo do turismo” garantiu a diretora.

O Departamento de Turismo  de Santo André pretende estimular os empreendedores a abrirem as instalações para grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada.

São Bernardo foi quem começou com ação
A primeira atividade de turismo industrial de São Bernardo aconteceu há duas semanas, na Wheaton Brasil, na Vila Euro. Um grupo formado por 16 pessoas fez uma visita guiada pelas dependências da empresa para conhecer o processo de fabricação de vidros e embalagens tanto para fins farmacêuticos como de cosméticos. A visita à empresa de embalagens incluiu café da manhã e almoço.

O passeio é resultado da parceria entre a Prefeitura de São Bernardo, o setor produtivo da cidade e empresas de turismo, que vão organizar as visitas.

Além da Wheaton, outras empresas que poderão brevemente ser visitadas na cidade são Karmann-Ghia e Rolls-Royce.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, a ideia é firmar parcerias com outras indústrias e ampliar ainda mais as opções para turistas e mesmo moradores de São Bernardo que desejarem fazer um passeio diferente.

“Por estar no coração do maior centro industrial da América Latina, esse tipo de turismo tem muito potencial em nossa cidade”, afirma o secretário de   Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Jefferson José da Conceição.