Turismo mantém ritmo forte no 1º semestre e desafia cenário macroeconômico
‘Carta de Conjuntura’ de conselho da FecomercioSP reúne dados, análises e propostas estratégicas para orientar o setor nos próximos 6 meses
FecomercioSPApesar do ambiente econômico difícil — com juros altos, inflação acima da meta e desaceleração do consumo —, o Turismo nacional continua entregando resultados expressivos em 2025. Em abril, o faturamento do setor somou R$ 17,5 bilhões, alta de 10,4% sobre o mesmo mês do ano anterior. Trata-se do melhor resultado já registrado para um mês de abril desde o início da série histórica, em 2012.
O dado é um dos destaques da Carta Setorial do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que reúne os principais indicadores e análises do setor. A publicação deste mês também avalia os efeitos da exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália, além de trazer projeções macroeconômicas e apresentar o desempenho das viagens corporativas e do Turismo paulista. A carta ainda reforça o posicionamento da Entidade em defesa de medidas que preservem a competitividade do País como destino internacional.
Outro ponto de atenção abordado no material é o impacto da alta dos juros e da inadimplência sobre o consumo de serviços turísticos nos próximos meses. Ainda assim, o setor mostra resiliência e segue incentivado pela demanda do lazer e do turismo de negócios.
“Este material é uma ferramenta estratégica de leitura de cenário, que apoia o planejamento do setor e reforça o papel da FecomercioSP no exercício do advocacy qualificado”, afirma Guilherme Dietze, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP.
Acesse a Carta de Conjuntura na íntegra: https://fecomercio.com.br/upload/file/7b479a331f83291af7c1a8557d992c4ec9fcd7fd.pdf