29/04/25 15h14

Turismo Paulista fortalecido em Itu e Mineiros do Tietê

Ações da APRECESP e do EMPREENDA TUR impulsionam o setor

Secretaria de Turismo e Viagens de SP

Neste sábado, 26, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, dedicou-se exclusivamente à reunião da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), pela manhã em Itu, com a presença de prefeitos e gestores de turismo; e ao EmpreendaTur, à tarde, em Mineiros do Tietê, com público formado por empreendedores e empresários do setor turístico.

Ao lado do presidente da APRECESP, Edmir Chedid, do prefeito de Itu, Herculano Passos, entre outras autoridades, o secretário Lucena destacou a importância desta entidade em favor do desenvolvimento das 70 estâncias turísticas. Na oportunidade, lembrou que foi em 29 de abril de 2015, quando também ocupava a Pasta estadual de Turismo, que a Lei Complementar nº 1261 introduziu a nova classificação de municípios como Municípios de Interesse Turístico (MIT). “Hoje temos as 70 estâncias mais 144 MITs que contribuem para a melhoria de nossa infraestrutura turística. Somos o único Estado com este cenário que impulsiona o segmento”, disse Lucena.

Além de enfatizar a importância sobre os recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) para as cidades turísticas, o secretário exaltou e fez uma síntese dos programas da Setur-SP, como o CrediturSP; Academia do Turismo SP; Sabor de São Paulo; Turismo Ferroviário; Náutico; Rural; e Religioso. “Além dos programas, há os guias turísticos que fazem muito sucesso, como o Guia das Padarias que envolve os 300 principais estabelecimentos em solo paulista. Também devemos dizer, com orgulho, que em 2024, nosso Estado recebeu 49 milhões de turistas, dos quais, 2,3 milhões estrangeiros. Já para este ano de 2025, a previsão é de 50 milhões de turistas, dos quais 2,5 milhões de estrangeiros”, informou o secretário. 

No período da tarde, Lucena esteve na 11ª edição do EmpreendaTur, em Mineiros do Tietê. Este é um evento itinerante que promove o empreendedorismo e o turismo por diversas regiões. É voltado para empreendedores e empresários do setor de turismo que procuram novas oportunidades de negócios e networking. Tudo aconteceu no Termas Pacu, Parque Aquático & Pesca, que recebe mais de 300 mil visitantes por ano. Trata-se de local muito equipado e atraente para os turistas. Com a casa cheia, este evento também contou com um estande da Setur-SP com promoção de atrativos e degustação de produtos típicos da região, envolvendo os municípios de Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Torrinha, Itirapina, São Manuel e Jaú. Vale ressaltar que Mineiros do Tietê é a Capital da Orquídea.

O evento contou, entre outras autoridades, com a presença do prefeito de Mineiros do Tietê, Gustavo Chitinha; da presidente da Associação Caminhos do Tietê, Maria Madalena Bianco Rosatti; da representante do Sindicato Rural Mineiros do Tietê, Juliana Farah; da cantora Sula Miranda; do prefeito de Dois Córregos, Tião Mazziero; e do gerente regional do Sebrae de Bauru, Wilson Nishimura. Na oportunidade, o secretário Lucena falou que o Brasil tem que conhecer o Termas Pacu, Parque Aquático & Pesca, “pois é o maior complexo aquático da região com infraestrutura completa para todas as idades. Tem piscinas com toboáguas, rampas molhadas, cascatas, piscina infantil, rio lento (águas quentes) com passeio de boias, bar molhado com águas quentes, piscina tropical com borbulho, parque seco infantil, restaurante, choperia, lanchonetes, sorveteria e até pesqueiro. Um grande atrativo para região”. 

Durante sua explanação em Mineiros do Tietê, o titular da pasta estadual do Turismo mostrou a importância do setor, em especial pela diversidade de empregos gerados. "Esta atividade envolve 52 setores, porque o Turismo é uma cadeia econômica que cresce, não polui e oferece inúmeras oportunidades de empreendedorismo. Por isso, é preciso preparar pessoas para o campo de trabalho e, para tanto, a nossa Secretaria oferece o programa Academia do Turismo SP, que visa potencializar o turismo no estado, através da qualificação, capacitação e articulação entre os diversos atores do setor. O objetivo principal é melhorar a oferta de profissionais qualificados e conectar a academia com o mercado de trabalho”, explicou Lucena.

 

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=5140&cod_menu=5140