02/12/22 11h13

Turismo projeta crescimento superior a 50% para 2023

Dados são do boletim da Braztoa; Guilherme Dietze, da FecomercioSP, analisa os dados animadores para o setor e para a economia

Fecomércio

Em 2023, a expectativa para o setor de turismo é de um crescimento de 53,6% em comparação a este ano, já inclusa a adesão de novos destinos que estão surgindo na cartela de viagens dos consumidores. Esta projeção para o ano que vem foi realizada com base nos resultados do terceiro trimestre de 2022, momento no qual mais da metade das empresas entrevistadas afirmou ter elevado em 100% (ou mais) o faturamento, em relação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são animadores para as empresas e para toda a economia, pois o setor, além de representar uma importante atividade, apresenta grande capacidade de empregabilidade. As informações do terceiro trimestre e a projeção para os próximos meses fazem parte do boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), importante parceira da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A apresentação da pesquisa, no dia 24 de novembro, contou com a presença de Guilherme Dietze, assessor econômico da Federação e integrante do Conselho de Turismo, que também participou da elaboração do estudo.

“Este é um momento importante para o turismo, ao receber dados confiáveis sobre as vendas das operadoras e indicações de tendências. Nos últimos meses, a reabertura das fronteiras fez as viagens internacionais ganharem destaque nas vendas, o que não significa uma queda no nacional. Pelo contrário, o turismo doméstico segue em expansão, sobretudo os destinos de praia, como Salvador, o mais vendido no período”, explicou.

O Boletim Braztoa tem o objetivo de fornecer dados relevantes para segmentos como transportes (terrestre, marítimo e aéreo), locação de automóveis, restaurantes, hotelaria, agências de viagens e serviços de gastronomia, passeios, shows, entretenimento, entre outros.

“Quando o turismo cresce, os impactos positivos chegam a todo o País. Para grandes e pequenos empresários, para cada destino que recebe os turistas, para cada empreendimento, independentemente do porte da empresa”, afirmou Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Fonte: https://www.fecomercio.com.br/noticia/turismo-projeta-crescimento-superior-a-50-para-2023