24/07/09 10h36

TV via PC e celular ganha terreno no Brasil

Valor Econômico

Presente em mais de 90% dos domicílios brasileiros, o televisor ocupa o centro da sala de estar de boa parte das famílias do país. As mais abastadas costumam ter vários aparelhos, de tamanhos diferentes, espalhados por cômodos que vão do quarto à cozinha. Agora, parte desses espectadores está descobrindo uma nova maneira de ver televisão: através de outros dispositivos que não o televisor, principalmente o computador e o telefone celular.

É o que mostra pesquisa da consultoria Accenture. Realizado em 13 países, o estudo ouviu 13,6 mil pessoas, sendo 1.030 delas brasileiras. A enquete foi feita por meio de um questionário com um grupo pré-selecionado de pessoas com mais de 18 anos e que já têm microcomputadores e celulares. O levantamento não inclui detalhes sobre o perfil das pessoas que responderam ao questionário, mas o fato de a pesquisa ter sido feita via internet indica que o público abordado é uma fatia específica da população, que tem bastante intimidade com a internet.

O resultado mostra que os participantes brasileiros, ao lado de internautas de outros países emergentes, como o México, estão entre os principais interessados, em todo o mundo, nos novos meios de acesso. Segundo a pesquisa, 74% dos pesquisados no país já assistem TV pelo computador, um crescimento de 13 pontos percentuais em relação à mesma pesquisa efetuada no ano passado. No caso dos dispositivos móveis, o uso já está disseminado entre 45% da amostra, bem acima dos 32% em 2008.

De acordo com Petronio Nogueira, executivo da área de mídia e telecomunicações da Accenture, esse incremento indica um leque de novas oportunidades para os prestadores de serviço que estão relacionados a conteúdo, desde operadoras, passando por emissoras até as produtoras de programas independentes. Entre os usuários de países desenvolvidos, como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, apenas 26% dos pesquisados mostraram interesse em usar outros dispositivos para ver programas de TV. Isso significa que os brasileiros são três vezes mais propensos a essa prática: 71% dos participantes do Brasil já usam o PC ou o celular para acompanhar a novela ou ver uma partida de futebol, um crescimento de sete pontos percentuais em relação a 2008.