05/11/20 13h53

UFSCar colabora para o desenvolvimento de São Carlos

Universidade Federal tem papel de destaque na cidade, com diversos projetos oferecidos à população

Jornal Primeira Página

No ano em que completa 50 anos de atividades, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) reafirma sua posição fundamental para o desenvolvimento da cidade de São Carlos e do país. Foi a primeira universidade no país a criar o curso de Engenharia de Materiais e também a primeira a criar o curso de Engenharia Física. São dois cursos que formam profissionais altamente capacitados e que contribuem para o desenvolvimento da indústria nacional e geram novos produtos que beneficiam a sociedade.

Atualmente, a Universidade forma milhares de alunos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas de ciências exatas, humanas, biológicas e saúde, produzindo inovações e transformações sociais. Com isso, empresas de grande e médio porte, acabam se instalando na cidade, visando absorver os profissionais formados na universidade.

Como exemplos, podemos citar empresas como Volkswagen, LATAM, Serasa, etc. Além disso, a formação de pesquisadores e estudantes com perfil empreendedor resultou no estabelecimento de inúmeras empresas de tecnologia das mais diversas áreas do conhecimento, as chamadas “startups”.  Ademais, como contribuição indireta, servidores e estudantes contribuem de maneira significativa para a movimentação de diversos setores da economia local, como construção civil, comércio e serviços em geral.

A UFSCar tem vários programas e projetos que envolvem a ação direta em São Carlos, por exemplo na área de saúde. Em 15 anos a Unidade Saúde Escola (USE) já realizou mais de 200 mil atendimentos com tratamentos gratuitos à população via SUS em diversas áreas como fisioterapia e terapia ocupacional. O Hospital Universitário (HU) que tem continuamente ampliado sua infraestrutura e os atendimentos à população, se tornando referência regional em pediatria e saúde mental.

A Universidade ainda possui laboratórios voltados para a saúde e pessoas, como exemplo o Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lamhmiei) que atua no tratamento de pessoas com autismo, oferecendo diversas ações e cursos. Os alunos da área de saúde fazem seu ambiente de prática nos equipamentos de saúde da cidade (UPAs, UBS, Santa Casa, etc.).

Na área de educação, existem diversos projetos em parceria com a Prefeitura e com o Estado, que favorecem, valorizam e avançam a qualidade da educação, com a formação de professores, com estágios e residências realizadas nas escolas públicas da cidade. O oferecimento de cursinho popular que permite preparar alunos do ensino médio para ingresso nas instituições públicas de ensino no país.

Na área do esporte, em parceria com a prefeitura existem projetos muito interessantes que envolvem a interação dos estudantes da UFSCar com os da rede pública. Na área cultural são vários projetos, como o Ouroboros que divulga ciência à população de forma lúdica (teatral). Existe vários projetos da UFSCar com as empresas do município, na busca de soluções, inovações e capacitação de pessoas.

fonte: https://www.jornalpp.com.br/noticias/cidades/ufscar-colabora-para-o-desenvolvimento-de-sao-carlos/