28/11/08 15h20

Unica diz que SP terá ônibus a álcool

Gazeta Mercantil - 28/11/2008

O presidente da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica), Marcos Sawaya Jank, informou ontem em Belo Horizonte, que a entidade está liderando programa de testes com etanol em motores a diesel com o objetivo de utilizá-lo como combustível numa frota de ônibus urbanos na capital paulista, já no próximo ano. Segundo o dirigente a entidade, que representa mais de 60% dos produtores de álcool do País, deverá participar do pagamento da diferença dos preços das passagens, em decorrência do aumento de custos, que serão cerca de 10% mais caras que as atuais. O presidente da Única informou que a tecnologia é dominada e funciona na Europa onde ônibus Scania circulam com etanol. Caso seja adotado em São Paulo, haverá diminuição na poluição do ar. Segundo o dirigente, o prefeito Kassab foi procurado pela Única e teria mostrado interesse na utilização do etanol nos ônibus. Na oportunidade o prefeito foi informado que a Universidade de São Paulo realiza testes. Segundo o dirigente os testes foram iniciados em outubro do ano passado, com resultados animadores. No momento há dois ônibus em experiência e a meta é colocar mais dois veículos por mês até um total de 64, antes de considerar o programa aprovado.