01/03/24 15h15

Unicamp abre curso em parceria com a Universidade de Oxford

Disciplina optativa de “Ciência Translacional” vai ser oferecida pelas universidades estaduais de São Paulo em parceria com a instituição britânica; aulas começam nesta sexta-feira (1º)

A Cidade ON Campinas

Alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vão poder cursar uma disciplina ministrada em conjunto com a renomada Universidade de Oxford, na Inglaterra. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as três universidades do estado de São Paulo, incluindo a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a USP (Universidade de São Paulo), e a instituição britânica para oferecer a optativa de “Ciência Translacional”.

Apesar do termo um pouco desconhecido, essa área do conhecimento científico não é uma novidade, mas foi mais popularizada na pandemia da covid-19. Nesse período, ela foi importante no desenvolvimento de novas vacinas em tempo recorde, além de medicamentos e kits de diagnóstico para uma doença que, até então, ninguém conhecia.

Alguns dos pesquisadores de Oxford que desenvolveram a vacina contra a covid-19 fazem parte do corpo de docentes que participarão da disciplina. De início, foram abertas 30 vagas, todas já preenchidas por estudantes matriculados em cursos de graduação das três universidades de SP, mas a ideia é que a disciplina seja oferecida anualmente.

O que é Ciência Translacional?

A professora Laura Nascimento, da FCF (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) da Unicamp, explica que a Ciência Translacional estuda a conversão dos avanços da pesquisa básica em benefícios, produtos ou processos que beneficiem a saúde humana. Segundo ela, essa abordagem interdisciplinar, muitas vezes referida como “da bancada ao paciente”, envolve a colaboração entre cientistas, profissionais de saúde, indústria e comunidades para desenvolver e implementar intervenções clínicas e terapêuticas.

"Ao encurtar a lacuna entre a pesquisa fundamental e a aplicação clínica, a ciência translacional acelera o progresso na descoberta de novos tratamentos e na melhoria da saúde pública. Vários cursos de graduação formam profissionais que participam desse processo e podem cursar essa disciplina", conta.

Como as aulas em parceria com a Oxford vão ser realizadas?

Segundo Nascimento, as aulas da disciplina em parceria com a Oxford vão acontecer semanalmente, entre março e junho deste ano. A universidade britânica vai ficar responsável por 25% da teoria do curso, dividindo igualmente com cada universidade paulista.

As aulas serão feitas em formato híbrido, com a parte de teoria ministrada no formato virtual síncrono e visitas presenciais aos campi da Unicamp em Campinas, da Unesp de Botucatu e da USP em São Paulo.

A professora ressalta a importância de uma parceria com uma universidade de destaque internacional. “Os alunos que participarão da disciplina poderão interagir diretamente com profissionais de renome internacional na Ciência Translacional”, afirma.

Quem pode participar da disciplina de “Ciência Translacional”?

A disciplina optativa de “Ciência Translacional” é voltada para os alunos matriculados nas três universidades estaduais de São Paulo. As inscrições para participar da inauguração da parceria já foram encerradas e as aulas começam amanhã (1º), de acordo com a professora.

Os alunos matriculados contemplam os cursos de Farmácia, Medicina Veterinária, Química, Biologia, engenharias, entre outros. Mas os estudantes que ficaram de fora poderão se inscrever em outra oportunidade, já que a ideia é que a disciplina seja oferecida anualmente.

Fonte: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/unicamp-abre-curso-em-parceria-com-a-universidade-de-oxford/