15/09/08 14h43

Unicamp em Limeira

Agência Fapesp - 15/09/2008

A Faculdade de Ciências Aplicadas, no novo campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Limeira, foi inaugurada na tarde de sexta-feira (12/9). A cerimônia contou com as presenças do governador José Serra e do secretário estadual de Ensino Superior, Carlos Vogt, além de outras autoridades. "Nós vamos aumentar em 17% os alunos da Unicamp. É um aumento enorme. Vamos gastar R$ 50 milhões (US$ 30,7 milhões) e este vai ser um campus de primeira. Todos os cursos aqui disponíveis não existem em Campinas nem em nenhum outro campus da Unicamp. Ou seja, são cursos novos dentro da universidade", disse o governador durante a inauguração. De acordo com a Unicamp, o novo campus recebeu investimentos de R$ 45 milhões (US$ 27,6 milhões). Do total, R$ 10 milhões (US$ 6,13 milhões) foram investidos nas obras de infra-estrutura. Mais R$ 5 milhões (US$ 3,1 milhões) deverão ser repassados em 2009. A previsão é que a nova unidade ofereça mil vagas de graduação nos próximos anos, sendo que 480 delas estarão disponíveis no próximo vestibular, em oito cursos com 60 vagas cada. Em uma área de 500 mil metros quadrados, o novo campus oferecerá em 2009 quatro cursos noturnos: Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional e Gestão de Empresas. Haverá ainda quatro cursos em período integral: Ciências do Esporte, Nutrição, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura. Os oito cursos de graduação correspondem a carreiras inéditas na Unicamp. Alguns deles, como Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional e Engenharia de Manufatura, serão pioneiros no país. Com os novos cursos, o número total de vagas da Unicamp para o vestibular de 2009 passará de 2.830 para 3.310. As instalações físicas incluem mais de 20 salas de aulas, um anfiteatro, biblioteca e laboratórios. Entre os 10 mil metros quadrados de obras físicas já realizadas estão um bloco de ensino, composto de três prédios de três andares, e um bloco de anfiteatro, todos climatizados. A construção dos prédios que abrigarão os laboratórios e o restaurante universitário está em andamento. O projeto prevê a contratação de 75 docentes e de 40 funcionários até 2012. De acordo com as normas da Unicamp, a titulação mínima exigida para seus docentes é a de doutor. Outros cinco cursos já foram aprovados para implementação posterior, além dos oito que serão inaugurados em 2009: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Conservação e Restauro, Produção Cultural e Licenciatura em Ciências da Natureza. A pós-graduação deverá começar a funcionar no segundo ou no terceiro ano de funcionamento do campus.