26/02/20 15h10

Unicamp firma acordo de mobilidade acadêmica com universidade da Noruega

Documento foi assinado no contexto do programa Erasmus, iniciativa da União Europeia para estudantes universitários

Governo do Estado de São Paulo

Um acordo assinado na primeira quinzena de fevereiro entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Nord University, da Noruega, permitirá a mobilidade de professores e alunos de pós-graduação das duas instituições. O documento foi assinado no contexto do programa Erasmus (EuropeanRegionActionScheme for the Mobility of University Students), iniciativa da União Europeia que financia a mobilidade acadêmica.

O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) já firmou uma parceria com a Business School da instituição norueguesa, que tem interesse em buscar empresas ou locais que possam realizar pesquisas voltadas à inovação. A parceria permitirá a mobilidade de um docente e de um aluno de pós-graduação do DPCT já no primeiro semestre de 2020.

O coordenador do acordo na Unicamp é o docente do IG Marko Monteiro, que passará uma semana em Bodo, onde fica a Nord University. Ele será professor visitante por uma semana e deve dar aula sobre a política científica no Brasil, além de participar de reuniões com alunos de pós e docentes da Nord.

Roberto Rivas, da instituição norueguesa, deverá ir ao IG para ministrar palestras públicas e conversar com os alunos. Já foi publicado o edital de seleção de alunos do DPCT interessados na mobilidade para a Nord. O estudante selecionado deverá permanecer em Bodo por cinco meses e terá possibilidade de trabalhar em projetos como o WASP, de tecnologia marítima com propulsão a vento. Mais detalhes sobre a seleção podem ser obtidos no documento (em inglês).