23/10/08 16h03

Unimed fica azul, de olho em novos nichos

Gazeta Mercantil - 23/10/2008

Com 5 milhões de segurados e crescimento médio anual de 25% nos últimos quatro anos, a Unimed Seguros decidiu mudar sua marca para crescer mais nos próximos anos. Agora como Seguros Unimed, a empresa pretende reforçar suas atividades na área de saúde e ampliar suas operações em outros segmentos de seguro, como vida e previdência privada. A direção da seguradora promoveu uma mudança radical ao investir R$ 2,5 milhões (US$ 1,1 milhão) para trocar a tradicional cor verde do logotipo pelo azul. A partir de domingo, a Unimed deflagra uma campanha nas principais revistas semanais e emissoras de TV aberta e fechada. "Não temos definido quanto iremos investir em 2009, mas queremos nos aproximar dos líderes desse mercado", disse Dalmo Claro de Oliveira, presidente da empresa. A estimativa de receita da Unimed para este ano é de R$ 500 milhões (US$ 227,3 milhões), ante R$ 400 milhões (US$ 181,8 milhões) em 2007. "Em 2005 foi de R$ 250 milhões (US$ 113,6 milhões). Por aí você vê como é o tamanho do nosso crescimento", compara o médico, acrescentando que hoje a unidade seguro possui R$ 500 milhões (US$ 227,3 milhões) em aplicações no mercado, sendo R$ 280 milhões (US$ 127,3 milhões) em reservas de previdência, R$ 80 milhões (US$ 36,4 milhões) em reservas de sinistros e mais R$ 140 milhões (US$ 63,6 milhões) de reservas livres. A direção nacional da cooperativa que controla a Unimed anunciou o resultado de um trabalho feito pela Brand Finance, de São Paulo, que determinou o valor da marca Unimed. "Somos a 27ª marca mais valiosa do País", disse o presidente executivo da Fundação Unimed, o médico Almir Adir Gentil. Nos últimos anos, ele criou três grandes núcleos na instituição: comunicação, responsabilidade social e marketing. "Nós tínhamos 60 projetos sociais, como alfabetização, inclusão social, ambientais e culturais, entre outros. Atualmente, são 1.300 programas e investimentos da ordem de R$ 746 milhões (US$ 339,1 milhões)", revelou. O sistema Unimed é formado por 377 cooperativas associadas, 106 mil médicos conveniados e 15 milhões de usuários em todo o País. No ano passado, a receita bruta do conglomerado atingiu a marca dos R$ 16 bilhões (US$ 7,3 bilhões).