12/06/19 12h13

USP, Unesp e Unicamp participam de ranking europeu de universidades

O U-Multirank possibilita uma avaliação multidimensional das universidades

Jornal da USP

Pela primeira vez, as três universidades paulistas – USP, Unesp e Unicamp – participaram do U-Multirank, ranking elaborado por um consórcio europeu liderado pelo Centro de Estudos de Políticas de Educação Superior da Universidade de Twente (Holanda), pelo Centro de Educação Superior da Alemanha e pelo Centro de Estudos para Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden (Holanda).

Nesta sexta edição do ranking, divulgada no dia 4 de junho, foram avaliadas aproximadamente 1.700 universidades de 96 países.

“Diferentemente dos rankings tradicionais que classificam as instituições em posições, o U-Multirank publica um gráfico multidimensional da universidade e permite a identificação de seus pontos fortes e dos aspectos que precisam ser aprimorados. É como uma fotografia da instituição. Com isso, podemos avaliar seu desempenho ao longo do tempo e também compará-la com outras universidades, parecidas ou complementares, para estabelecer parcerias estratégicas”, explicou o coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Aluisio Augusto Cotrim Segurado.

De acordo com Segurado, neste primeiro ano, a participação das três universidades ainda é experimental e restrita a alguns indicadores selecionados por elas, considerando, principalmente, o contexto das universidades estaduais paulistas e a confiabilidade de seus dados.

A adesão ao ranking foi realizada por meio de um convênio assinado pelas três universidades no âmbito do projeto de pesquisa Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, liderado pelo ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch, e apoiado pela Fapesp.

O ranking também divulgou listas com as 25 melhores instituições em indicadores específicos. Nessas listas, a USP aparece como uma das instituições com maior número absoluto de publicações acadêmicas.

U-Multirank

Resultado de uma iniciativa da Comissão Europeia, o U-Multirank é a primeira classificação multidimensional que permite ao usuário criar rankings personalizados, selecionando os indicadores de acordo com seu interesse.

Publicado pela primeira vez em 2014, o U-Multirank utiliza informações fornecidas pelas próprias instituições, bases de dados bibliométricas e de patentes internacionais, além de pesquisas realizadas com mais de 100 mil estudantes das universidades participantes.

A classificação é voltada para o usuário, que pode comparar o desempenho das instituições por país, cidade ou até mesmo entre elas, em cinco dimensões da atividade universitária: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento, internacionalização e influência regional.

O ranking também permite que uma instituição avalie seu desempenho ao longo dos anos, identificando seus pontos fortes e fracos. “Nosso principal interesse nesse ranking é obter informações que nos ajudem na avaliação da Universidade e a desenvolver indicadores de gestão cada vez mais aprimorados”, explica Segurado.