21/01/20 14h57

Vale do Ribeira receberá primeiro Plano Estratégico de Economia Criativa

Projeto “Dá Gosto de Ser do Ribeira” é iniciativa do Sebrae-SP com realização da Garimpo Soluções

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

O Sebrae-SP promove o projeto “Dá Gosto de Ser do Ribeira”, com realização da consultoria Garimpo Soluções. Trata-se de iniciativa pioneira no Vale do Ribeira que tem por objetivo a produção de Plano Estratégico de Economia Criativa para a região, com foco no desenvolvimento de negócios a partir da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades locais.

“Dá Gosto Ser do Ribeira” foca primordialmente em três eixos – ecoturismo, alimentação/gastronomia e artesanato, com especial atenção aos saberes acumulados e às práticas inovadoras existentes.

Na primeira fase, serão realizados encontros e entrevistas em profundidade (pesquisa qualitativa) com lideranças, reconhecidos realizadores e articuladores em atuação no território.

A etapa seguinte prevê a realização de oficinas participativas com empreendedores desses segmentos. Estas são algumas das ações previstas no transcorrer do projeto, que está concentrado no primeiro semestre de 2020.

“Queremos construir uma identidade ainda mais positiva para o Vale do Ribeira explorando as suas potencialidades. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico da região enaltecendo sua história e fortalecendo as micro e pequenas empresas que se inspiram diariamente nas riquezas do Vale”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae-SP Wilson Poit.

A metodologia valoriza os saberes da gente do Ribeira e sua cultura, leva em conta as demandas, necessidades e anseios dos empreendedores e potenciais empreendedores e, justamente por isso, se tece de forma colaborativa para construir propostas exequíveis e sintonizadas com o presente-futuro. Busca sistematizar e projetar a identidade do Vale e gerar novas perspectivas de descoberta e valorização para as novas gerações.

Sobre o projeto

O “Dá Gosto Ser do Ribeira”, realizado pela Garimpo de Soluções, integra as atividades da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, em colaboração direta com os Escritórios Regionais do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, que englobam os municípios da região.

Conta com o apoio do Codivar – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul, em conformidade com diretriz do Sebrae Nacional que propõe ações conjuntas de relacionamento com consórcios municipais.

O projeto estabelece ainda diálogo com o programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo, no intuito de somar esforços para a geração de impactos positivos e fomento ao empreendedorismo.

Sobre a Garimpo de Soluções

A Garimpo de Soluções é uma empresa de referência em economia criativa, cultura, cidades & futuro do trabalho. Já atuou em 32 países e 210 cidades para 241 clientes, incluindo marcas como Sebrae, BID, Unesco, Santander, ExpoGestão, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fecomercio SP, além de governos e terceiro setor. Realiza consultorias, cursos, curadorias, palestras, oficinas e projetos especiais. Sua expertise está registrada em 12 livros.