20/07/11 12h00

Vale e Governo de São Paulo firmam parceria para realização de investimentos em logística no Estado

Com o apoio da Investe São Paulo, Vale pretende ampliar capacidade de movimentação de granéis agrícolas no Porto de Santos, retirando mais de mil caminhões das estradas por dia

Investe São Paulo

A Vale e o Governo de São Paulo assinam nesta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin,protocolo de intenções para a realização de investimentos voltados à promoção do desenvolvimento do Estado e melhoria de sua infraestrutura logística nos próximos anos.  A Vale, que atua no Estado de São Paulo com atividades nas áreas de logística e fertilizantes, pretende investir aproximadamente R$ 3,5 bilhões, parte deste valor com seus parceiros comerciais e parte com recursos próprios. Os investimentos estão sujeitos à aprovação do Conselho de Administração da empresa.

Os recursos serão alocados, principalmente, no incremento das atividades portuárias localizadas em Santos, na ampliação de pátios intermodais e na construção de armazéns portuários. No dia 14 de julho, a Vale assinou acordo para constituição de uma joint venture com o propósito de explorar a concessão do Terminal Marítimo da Ultrafertil (TUF). O terminal, situado em Santos, movimenta cargas como enxofre, amônia e fertilizantes em geral, e está estrategicamente interligado à malha ferroviária da Vale. Seu principal diferencial é a integração de ativos portuários, ferroviários e terminais.

O potencial de movimentação de cargas será de até 16 milhões de toneladas anuais, e todo o adicional de movimentação ocorrerá somente por ferrovia. Estima-se que este aumento na movimentação ferroviária de cargas permitirá, nos próximos anos, a retirada de mais de mil caminhões por dia das estradas do Estado.

O aumento de capacidade de movimentação associada ao conjunto de intervenções do plano de investimentos no TUF poderá ampliar a capacidade atual de movimentação de granéis agrícolas do Porto de Santos em até 30%.

A maior integração do TUF com a malha ferroviária da Vale em São Paulo possibilitará a exportação de granéis agrícolas, principalmente açúcar e grãos. Em 2010, foram movimentadas 3,5 milhões de toneladas de carga geral pela infraestrutura logística da mineradora no Estado. O aporte de capital na joint venture será de R$ 432 milhões para financiar o plano de investimentos do TUF.

Além da infraestrutura portuária, o acordo prevê ainda investimentos que serão destinados à expansão da atividade ferroviária da Vale no Estado, com a aquisição de novas locomotivas e vagões, além da ampliação de pátios e construção de terminais ferroviários.

“Este protocolo de intenções está em linha com a estratégia de criação de valor para os nossos acionistas, promovendo o desenvolvimento de logística ferroviária e portuária competitivas, que contribuam para o crescimento do agronegócio no Brasil”, afirma o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira. Em 2011, o orçamento de investimentos da empresa em logística totaliza US$ 5 bilhões.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, o investimento reforça a tendência de crescimento econômico projetado para a região nos próximos anos. “Por conta da exploração das reservas petrolíferas e da ampliação das atividades portuárias, o projeto da Vale chega em um momento oportuno para o desenvolvimento sustentável da Baixada Santista, trazendo novas oportunidades de geração de emprego e renda para os moradores da região”, explica o secretário, ressaltando que o Governo de São Paulo também está investindo na criação de cursos de capacitação profissional para atender às novas demandas do mercado de trabalho por intermédio do Via Rápida Emprego.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, também destaca a importância do projeto da Vale para a região. "Este investimento está sintonizado com o Plano Estratégico do Município de Santos, que prevê, em nossa Área Continental, um complexo portuário e de apoio para a exploração de petróleo e gás capaz de responder às necessidades do País para as próximas décadas”, ressalta o prefeito.

O plano de investimentos da Vale contará com o apoio da Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, órgão do governo estadual ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que prestará serviços de assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados.