21/12/09 16h01

Varejistas devem acelerar expansão de lojas em 2010

Valor Econômico

As grandes varejistas têm planos de acelerar a inauguração de lojas a partir de 2010 e recuperar o terreno perdido em 2009, quando a crise econômica mundial obrigou os principais executivos das companhias a elaborarem orçamentos mais espartanos. Além do comércio de lojas físicas, espera-se que a disputa entre os "gigantes" também se acirre no comércio eletrônico, com uma atuação mais agressiva do grupo Pão de Açúcar (Extra, Ponto Frio e Casas Bahia), Walmart e Carrefour, que deve estrear na internet no início de 2010.

Nesta segunda-feira, o presidente da multinacional americana Walmart no Brasil, Hector Nuñez, anunciará os planos de investimento no Brasil em 2010 em um encontro com o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. O Walmart colocou o Brasil entre os mercados prioritários no mundo e espera-se que o grupo mantenha um forte ritmo de expansão.  No ano passado, em uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nuñez anunciou um investimento recorde em 2009, de R$ 1,6 bilhão (US$ 930,2 milhões), com a inauguração de 90 lojas.

Após um ano de poucas inaugurações, a Lojas Americanas anunciou um programa de R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões) para abertura de 400 lojas entre 2010 e 2013. Já o Grupo Pão de Açúcar partiu para um estratégia agressiva de aquisições. O grupo comprou as duas maiores varejistas de eletroeletrônicos do país, a Casas Bahia e o Ponto Frio.

Se em 2009 o grande destaque do varejo foram os bens não duráveis, como alimentos e medicamentos e perfumaria, alguns economistas avaliam que, em 2010, será a vez do bens duráveis, como eletroeletrônicos diante da expansão na oferta de crédito. "Os números do IBGE atestam que o varejo brasileiro está em um novo patamar de crescimento", afirmou o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade que reúne a maiores redes do país em seu relatório. A entidade atribuiu o desempenho de outubro à "retomada do crédito, recomposição do rendimentos e maior confiança do consumidor". "Essa deve ser a tônica do mercado consumidor brasileiro para o final desse ano e início de 2010", prevê o IDV.