23/12/09 10h09

Varejo esportivo vibra com Copa e Olimpíada

DCI

O varejo espera grande aumento do consumo com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016 no Brasil, e o segmento que mais deve lucrar com os eventos é o de artigos esportivos. O Grupo SBF (proprietário das redes Centauro, By Tennis e Almax Sports e que opera as Nike Stores) e outras redes como a Authentic Feet já começaram a se planejar e devem fazer investimentos ambiciosos.

Há ainda empresas como a Lupo, fabricante e varejista, que ampliam suas presenças no mercado esportivo para já começar a vender com a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e ampliar faturamento e produção até a Copa de 2014, que será sediada no País. Está em estudo até um novo formato de loja, que poderia ser chamado de Lupo Esportes e deve operar em shopping centers. Também devem ampliar a fábrica que possuem até junho do ano que vem, com investimentos de cerca de R$ 2 milhões (US$ 1,2 milhão). A Lupo até mudou a sua logomarca, que era a mesma por 30 anos, com o intuito de entrar nesse novo segmento e prevê investir mais R$ 20 milhões (US$ 11,6 milhões) na divulgação do novo logo no ano que vem. A rede de franquias da marca segue forte e deve continuar a expandir, pois têm sido abertas de 20 a 30 lojas por ano, principalmente em shoppings, sendo que tem há fila de espera com 500 interessados em serem franqueados da marca.

Outro grupo que está com planos ousados e deve ser estimulado pelo efeito Copa do Mundo e Olimpíadas é o Grupo SBF, segundo o presidente da rede, Sebastião Bonfim Filho: o objetivo é estar entre as maiores redes do setor no mundo: "Hoje, somos os maiores da América Latina, mas até 2014 queremos estar entre os 10 primeiros varejistas esportivos em todo o mundo", afirma. Em 2010, o grupo deve investir em torno de R$ 130 milhões (US$ 75,6 milhões) na abertura de 50 novas lojas, frente às 38 abertas este ano (29 Centauro, incluindo as duas primeiras na região Norte, em Manaus e Belém, 4 By Tennis e 5 Nike Store). Para suportar esse crescimento agressivo, ainda estão investindo em novos centros de distribuição (CD). Hoje possuem dois e também devem abrir outro na Região Nordeste no ano que vem, além de outro na cidade de Bragança Paulista, no Estado de São Paulo, onde já compraram terreno.

Já, a rede Authentic Feet, com 66 unidades, apesar não vender outros artigos esportivos, mas apenas calçados especializados, também acredita em um grande impacto nas vendas com os eventos e afirma que abrirá mais lojas e ampliará em 30% o investimento em marketing e campanhas para o ano que vem.