21/07/09 09h50

Varejo fraciona coleções para ter novidades e atrair clientes

DCI

O varejo de vestuário está cada vez mais rápido na troca de coleções de roupas e começa a trazer mais minicoleções para ter sempre novidades nas lojas, com entregas toda a semana ou pelo menos a cada 15 dias. O objetivo é ter mais opções para o cliente, fazendo com que ele vá mais vezes à loja, e manter elevadas as vendas. Este ano, as liquidações de inverno também foram um pouco adiantadas, começando depois do Dia dos Namorados, em junho, e agora a expectativa é de que os estoques acabem rapidamente com o frio, para entrada de coleções de primavera e verão.

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim), por exemplo, estima que as vendas cresçam em torno de 5% no segundo semestre. Sylvio Mandel, presidente da Abeim, afirma que é mesmo uma tendência do varejo têxtil, que possui mais de 1.138 estabelecimentos, fracionar cada vez mais as suas coleções. "Os varejistas já estão atentos a esse comportamento, já que o mesmo cliente pode passar pela sua loja cerca de duas, três vezes por semana e quer encontrar novidade", diz.

Ele também destaca que esse ano, até mesmo por ser um ano de crise econômica, as coleções estão mais comerciais, com preços mais baixos e mais focadas, trazendo menos opções. Porém, a expectativa é otimista para o segundo semestre, já que apesar de maio, mês do Dia das Mães, não ter sido tão bom nas vendas, já houve uma recuperação em junho e julho, com o inverno. Em junho, as vendas foram 13% maiores em relação ao mesmo mês do ano passado. Para Mandel, as liquidações de inverno ainda foram um pouco adiantadas em relação a 2008, já que o frio ainda não havia chegado, mas agora os estoques já estão acabando e torcem para que o frio vá embora e impulsione a vendas das novas coleções.

O professor Nuno Fouto, do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), concorda e afirma que as redes de vestuário estão correndo para serem mais eficientes, além de investirem em tecnologia para captar rapidamente as informações nas lojas e produzir coleções atuais. Também estão se aprimorando no expertise dentro dos pontos-de-venda para perceberem as peças que estão tendo mais ou menos saída e precisam ter seus preços remarcados.