18/05/09 10h24

Varejo na mira de franquias do exterior

DCI - 18/05/2009

O desempenho positivo reportado pelo varejo brasileiro neste momento de crise tem atraído um número maior de companhias estrangeiras interessadas em iniciar operações no País. Ao que parece, o segmento de franquias está movimentado neste sentido, visto que apenas neste primeiro quadrimestre dez franqueadoras norte-americanas prospectaram o mercado, número que representa o total de empresas que sinalizaram interesse no ano passado inteiro.

Quem endossa esta lista é a Cold Stone Creamery, maior rede de sorvetes e doces gelados do mundo, cujo vice-presidente de Desenvolvimento Internacional, Sean Bock, esta no País à procura de parceiros para iniciar suas atividades aqui em 2010. O executivo diz que existe potencial para a abertura de 100 lojas, sendo 20 delas em São Paulo, mas sem tempo determinado para isso.

Esta é a segunda vez que Bock vem ao Brasil, e nestas visitas ele aproveitou para conhecer diversas lojas de rua e degustar os produtos disponíveis, além de constatar que existe espaço para sua marca. Nesta semana, ele participou de 14 reuniões com empresários interessados em conhecer o plano de negócios da rede. Entre as que o conheceram, Brazil Fast Food Corporation (BFFC), máster franqueadora das marcas Bob's, KFC, Pizza Hut e a recém-chegada Doggis, além do investidor Peter Rodenbeck, dono da Cafés Sereia do Brasil, que gerencia Starbucks Coffee Brasil e trouxe o Outback ao País. Somam-se a este time também fundos de investimento que atuam com alimentação.

Apesar de não revelar o estágio das negociações, o DCI apurou que em breve uma comitiva de brasileiros deverá embarcar rumo aos Estados Unidos para conhecer a empresa. A Cold Stone registrou faturamento acima de US$ 500 milhões em 2008 e possui 1,5 mil lojas em 11 países, sendo 1,4 mil delas em seu local de origem. A marca pertence à holding Kahala Corp, detentora de outras 12 marcas e de faturamento anual de US$ 1 bilhão.