30/05/07 11h08

Venda de eletrônicos cresce entre consumidores on-line em 2006

Folha de S. Paulo - 30/05/2007

Os consumidores compraram mais equipamentos eletrônicos pela internet no ano passado do que em 2005. Entre as pessoas que fizeram compras pela rede, 24% disseram ter investido em produtos desse tipo, um crescimento de dez pontos percentuais em relação a 2005. Os números são parte da pesquisa sobre o uso, no Brasil, de tecnologias da informação nas residências (TIC Domicílios) realizada em 10,5 mil domicílios do país. O estudo, feito pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), teve a segunda parte divulgada ontem -a primeira saiu em novembro do ano passado. Apesar de livros, revistas e jornais comporem a categoria mais citada pelos consumidores da internet (30%), seu crescimento foi um pouco menor (seis pontos percentuais a mais em relação a 2005) do que o de eletrônicos, como câmeras digitais e tocadores, e o de computadores e artigos de informática (19% ante 12% em 2005). As duas, ao lado de vestuário e acessórios (de 6% para 13%), são as categorias que mais espaço ganharam no gosto dos consumidores on-line. Nos dois anos, 13% das pessoas que consumiram pela rede disseram ter comprado eletrodomésticos. Filmes e músicas, categoria que liderava em 2005, com citação de 26% dos consumidores, caiu cinco pontos percentuais em 2006. O número de internautas que usavam a rede para compras também se manteve estável nos dois anos: era de 15% em 2005 e caiu um ponto percentual, para 14%, em 2006. Os principais motivos alegados pelos usuários de internet que não fizeram compras on-line foram a falta de interesse/ necessidade (43%), a preferência por adquirir produtos pessoalmente (39%) e a preocupação com a segurança, empecilho para 20%. O mercado brasileiro é praticamente o destino final de todos os produtos das organizações que comercializam pela internet. No país, ficam 94,48% do total de vendas, enquanto 2,38% vão para o Mercosul.